A Prefeitura de Goiânia envia, nesta quinta-feira (9/5), comitiva composta por 25 servidores da Saúde, Defesa Civil, Guarda Civil e Meio Ambiente para auxiliar as comunidades afetadas pelas enchentes no Rio Grande do Sul. A partida será do Paço Municipal, às 7h.
Durante entrevista coletiva concedida na tarde desta quarta-feira (8/5), o prefeito Rogério agradeceu o apoio dos servidores, da Câmara Municipal de Goiânia, dos parceiros e toda a população que contribuiu com doações. "Como gestor da nossa capital, Goiânia, é gratificante saber que temos condições e oportunidade de ajudar tantas pessoas que estão sofrendo, precisando de uma mão amiga. Gratidão a todo o povo goianiense que colaborou conosco", destacou o prefeito.
A Prefeitura de Goiânia arrecadou alimentos não perecíveis, água, roupas, cobertores, ração, fraldas, dentre outros itens. "Conseguimos arrecadar cerca de 40 toneladas de apoio humanitário e estamos enviando para o Rio Grande do Sul", ressaltou o prefeito.
Os médicos, enfermeiros, veterinários e agentes da Defesa Civil e da Guarda Civil serão transportados em sete viaturas e van. Além do auxílio técnico com pessoal, também serão enviadas as doações arrecadadas pela campanha feita pela Prefeitura de Goiânia em quatro caminhões baú.
Saúde
De acordo com informações do local, para além do auxílio às vítimas que necessitam de alimentos e material de limpeza, existe ainda a preocupação com doenças, como a leptospirose. Essa é uma doença infecciosa transmitida por meio do contato direto ou indireto com a urina de rato infectado pela bactéria Leptospira. Por isso, a cidade de Goiânia envia veterinários especialistas no controle dessa zoonose, além de médicos, enfermeiros e o pessoal que auxilia em situação de resgate.
A manifestação de sinais e sintomas pode variar de 1 a 30 dias, mas normalmente ocorre entre 7 a 14 dias após a exposição a situações de risco. O risco de morte para a condição é de 40% nos casos mais graves. De acordo com a pasta, as inundações propiciam a disseminação e a persistência da bactéria no ambiente, facilitando a ocorrência de surtos.
Em contato com a gestão municipal, o governo gaúcho informou sobre a demanda por profissionais da Saúde. Esses da comitiva de Goiânia são referência em auxílio a pessoas resgatadas durante as enchentes e vão auxiliar em hospitais, unidades de pronto atendimento e demais serviços de saúde.
Solidariedade
A Companhia de Urbanização de Goiânia (Comurg) mobilizou seus servidores e arrecadou, em menos de 24 horas, 15 toneladas de donativos. Dentre os itens recebidos estão 50 colchões novos, 400 cestas básicas completas, 500 cobertores e 650 fardos de água, alimentos diversos, produtos de higiene pessoal como sabonete, creme dental, shampoo, absorventes, fraldas, agasalhos, roupas de cama, toalhas e materiais de limpeza.
O prefeito Rogério visitou, na manhã desta quarta-feira (8/5), a empresa Paulin Troca de Óleo, de Paulo Renato Silva, que arrecadou uma grande quantidade de donativos para o Rio Grande do Sul. Todo o material arrecadado pelo empresário já foi coletado pelas equipes da prefeitura e será enviado junto com a comitiva, nesta quinta-feira (8/5).
"Estamos unindo forças para ajudar o Rio Grande do Sul. Estamos enviando três caminhões com as doações para a Prefeitura de Goiânia e somos muito gratos por poder contribuir com aqueles que precisam", destacou o empresário.
Fonte: Com Informações da Secretaria Municipal de Comunicação (Secom) - Prefeitura de Goiânia