Campanha Dengue PM Tres Ranchos
Campanha Camara Municipal de Tres Ranchos Outubro 728 x 90
Campanha Negocie Ja Secom Abril 2024 1

Goiás:Secretaria de Estado da Saúde promove ações para prevenção de mortes no trânsito

Campanha referente ao Maio Amarelo será realizada em unidades estaduais da capital e do interior. Registros da SES-GO revelam 1.570 mortes por acidentes de trânsito no estado, em 2023

Por Redação, Carlos Duarte e Informações: Vivian Cândida Maia e Fotos: Ascom Hugo / Ascom Crer em 11/05/2024 às 20:22:38
 Secretaria Estadual da Saúde realiza ações educativas no Maio Amarelo para alertar sobre acidentes de trânsito

Secretaria Estadual da Saúde realiza ações educativas no Maio Amarelo para alertar sobre acidentes de trânsito

O Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO), realiza, durante o mês de maio, uma série de ações com o objetivo de conscientizar a população sobre a importância da adoção de um trânsito seguro e humanizado, em que prevaleça o respeito à vida e à legislação vigente. As atividades integram a campanha Maio Amarelo, desenvolvida em todo o mundo com o propósito de reduzir taxas de mortalidade e sequelas decorrentes dos acidentes viários. Neste ano, a campanha tem como tema: "Paz no trânsito começa por você".

Entre as ações realizadas neste mês pela SES-GO destacam-se blitze educativa, palestras, distribuição de material informativo e seminário com a participação de especialistas. A coordenadora estadual de Vigilância de Violência e Acidentes (Viva) da Superintendência de Vigilância em Saúde da SES-GO, Maria de Fátima Rodrigues, acentua que os acidentes de trânsito representam um grave problema de saúde pública devido aos altos índices de morbimortalidade.

"Diante desse cenário, a SES-GO tem o papel de produzir informações qualificadas que possam subsidiar as intervenções efetivas para a prevenção das mortes por acidentes de trânsito. A pasta também estimula gestores e profissionais das unidades de saúde a realizar ações rotineiras e pontuais sobre o respeito à legislação de trânsito", destaca.

Os dados da Organização Mundial de Saúde (OMS) revelam que mais 1 milhão de pessoas morrem por ano, em todo o mundo, vítimas de desastres no trânsito. Tais acidentes também deixam entre 20 e 50 milhões de cidadãos com sequelas em todo o planeta. Em Goiás, os números de vítimas no trânsito também são preocupantes.

Os registros do Sistema de Informação de Mortalidade (SIM) da SES-GO mostram que no ano passado foram 1.570 mortes por acidentes de trânsito em todo o estado. Destas, 253 foram notificadas em Goiânia. Neste ano, de janeiro a abril, foram registrados 51 óbitos na capital relacionados a acidentes de trânsito.

Ações

A equipe do Hospital de Urgências de Goiás Dr. Valdemiro Cruz (Hugo) realizou no dia 08 de maio (08/05) uma ação para conscientizar pacientes, acompanhantes e colaboradores sobre o alto índice de mortes e feridos no trânsito. O Hospital Estadual de Santa Helena de Goiás Dr. Albanir Faleiros Machado (Herso) vai iluminar a parte externa da unidade na cor amarela e promover ações de conscientização. O Centro Estadual de Reabilitação e Readaptação Dr. Henrique Santillo (Crer), em Goiânia, programou uma palestra para servidores e pacientes.

Eduardo de Oliveira Dias, vítima de acidente de trânsito, recebe tratamento de reabilitação na unidade estadual Crer

Algumas unidades optaram por realizar blitze educativas, como o Crer, Hospital Estadual de Trindade Walda Ferreira dos Santos (Hetrin) e Hospital Estadual de Doenças Tropicais Anuar Auad (HDT). O Hospital Estadual de Jaraguá Dr. Sandino de Amorim (Heja) realizará dinâmicas com usuários da unidade. O Hospital Estadual de Jataí São Marcos (HWJ) permanecerá iluminado com a cor amarela em maio e profissionais da unidade, com o apoio de equipes da Secretaria Municipal de Trânsito de Jataí, ministrarão palestras.

A SES-GO também está envolvida na realização do Encontro de Mobilidade Urbana, Trânsito e Saúde da Região do Entorno do Distrito Federal, que acontece no dia 28 de maio (28/05), na Câmara Municipal de Luziânia. O evento reunirá especialistas, profissionais, gestores públicos e privados, bem como representantes da sociedade civil, com o objetivo de discutir e apresentar possíveis soluções para os desafios enfrentados no contexto dos deslocamentos urbanos e no transporte de mercadorias nas cidades.






Fonte: Com Informações da Secretaria de Estado da Saúde de Goiás - Governo de Goiás

Comunicar erro
Mosaic - Campanha ESG 728 x 90
Campanha Dengue Caldas Novas Jan 2
Campanha Preventiva Dengue FMS Cbba 728 x 90

Comentários