Campanha Dengue PM Tres Ranchos
Campanha Camara Municipal de Tres Ranchos Outubro 728 x 90
Campanha Negocie Ja Secom Abril 2024 1

Projeto de Vanderlan, que cria a Universidade Federal de Rio Verde, é aprovado no Senado

A criação da UFRV ter√° um impacto significativo na geração de empregos e melhora na renda em toda região Sudoeste de Goi√°s

Por Redação, Carlos Duarte e Informações: Patrícia Pinheiro e Fotos: Kevin Lucas em 14/05/2024 às 19:18:09

A Comissão de Educação (CE) do Senado Federal aprovou, nesta terça-feira, 14, o Projeto de Lei 3505/2023, de autoria do senador Vanderlan Cardoso (PSD-GO), que cria a Universidade Federal de Rio Verde (UFRV). O PL foi aprovado por unanimidade e, como é terminativo, não precisa passar pelo Plen√°rio da Casa, sendo enviado diretamente para apreciação na Câmara dos Deputados.

Vanderlan explicou que o projeto nasceu das demandas da própria comunidade e do setor produtivo local. "Tenho o costume de visitar os municípios para entregar recursos e benefícios e ver de perto o trabalho que est√° sendo realizado. Durante essas visitas à Rio Verde foi me passado essa demanda, que era na verdade um desejo da população de ter uma Universidade Federal. Então eu abracei essa causa, assim como fiz com as seis universidades supernovas, entre elas, as Universidades Federais de Jataí e Catalão, que também conseguimos, no Senado Federal, tornar essas instituições independentes financeira e administrativamente", explicou o autor do projeto.

O senador destacou a importância da universidade para Rio Verde, que j√° é um dos municípios mais importantes de Goi√°s. "Esse projeto não é apenas uma medida administrativa, mas sim um catalizador de oportunidades para o desenvolvimento educacional e econômico de toda essa região", disse Vanderlan.

"É crucial avançar para atender essa a demanda de Rio Verde e região, aumentando a oferta de vagas e criando novos cursos de graduação, especialmente nas √°reas de Gestão, Engenharias e Inovação para o setor agropecu√°rio e, futuramente, contemplando outros cursos na √°rea da Saúde, como enfermagem e medicina", disse Vanderlan.

A nova Universidade ser√° criada a partir do desmembramento do campus Rio Verde, do Instituto Federal Goiano, que j√° funciona na cidade, e ficar√° com toda a estrutura física e o pessoal do Instituto, assim como com todos os seus bens e direitos. A UFRV ser√° uma autarquia vinculada ao Ministério da Educação (MEC) dedicada ao ensino superior, à pesquisa e à extensão universit√°ria.

Para Vanderlan, autor do projeto, além de proporcionar educação superior de qualidade, a criação da UFRV ter√° um impacto significativo na geração de empregos e melhora na renda em toda região. "Com a expansão do ensino superior, veremos uma demanda crescente por profissionais qualificados, impulsionando o desenvolvimento econômico e social de Rio Verde e das cidades próximas", finalizou. O texto recebeu parecer favor√°vel do senador Wilder Morais (PL-GO), relator da proposta, e seguir√° para a an√°lise da Câmara, caso não haja recurso para votação em Plen√°rio.

Fonte: Com Informações da Assessoria de Comunicação do Senador Vanderlan Cardoso

Comunicar erro
Mosaic - Campanha ESG 728 x 90
Campanha Dengue Caldas Novas Jan 2
Campanha Preventiva Dengue FMS Cbba 728 x 90

Coment√°rios