Campanha Dengue FMS Davinopolis
Campanha Camara Municipal de Tres Ranchos Outubro 728 x 90
Campanha Prevencao Queimadas Secom Goias Julho 2024 1

Goiânia: Caiado participa da missa de encerramento dos festejos em comemoração à Nossa Senhora Auxiliadora, padroeira da capital

Durante a celebração, governador dá boas-vindas ao novo bispo auxiliar da Arquidiocese de Goiânia, Dom Danival Milagres Coelho. Ele vem de Minas Gerais para atuar ao lado do arcebispo, Dom João Justino

Por Redação, Carlos Duarte e Informações: Vivian Cândida Maia e Fotos: Hegon Corrêa em 24/05/2024 às 18:53:16
 Governador Ronaldo Caiado, o vice Daniel Vilela e aliados participam da solenidade em comemoração ao dia da padroeira de Goiânia

Governador Ronaldo Caiado, o vice Daniel Vilela e aliados participam da solenidade em comemoração ao dia da padroeira de Goiânia

A data que celebra a padroeira de Goiânia, Nossa Senhora Auxiliadora, também marcará a história da Arquidiocese da capital por simbolizar o início do ministério de seu novo bispo auxiliar, Dom Danival Milagres Coelho. Nomeado pelo Papa Francisco em fevereiro deste ano para o posto, o religioso foi apresentado à comunidade durante a missa de encerramento dos festejos da Igreja católica, nesta sexta-feira (24/05), na Catedral Metropolitana. O governador Ronaldo Caiado participou da missa e colocou o Palácio das Esmeraldas à disposição das autoridades eclesiásticas para diálogo e parcerias.


"Dom Danival vai se sentir em casa. O povo goiano é acolhedor e tem sentimento de solidariedade e amor ao próximo", afirmou o chefe do Executivo estadual ao recém-chegado líder.


"A Arquidiocese de Goiânia estimula pela palavra a crença na fé que renova e sensibiliza. Nos sentimos presenteados pelo Papa Francisco em ter mais um braço na extensão de serviços dentro da nossa capital", completou. O vice-governador Daniel Vilela também acompanhou a celebração.


A missa na Catedral contou com a presença do arcebispo emérito de Goiânia, Dom Washington Cruz, que completa 78 anos neste sábado (25/05), e teve o comando do atual arcebispo, Dom João Justino. Em sua homilia, Justino deu boas-vindas a Dom Danival e explicou a representação de Nossa Senhora Auxiliadora para a comunidade católica, bem como para a cidade. "Seu sim à Igreja e sua disponibilidade enriquecerá nossa resposta à missão de evangelizar. Sua chegada se dá em um dia bonito", ressaltou. "Nossa Catedral, nossa Arquidiocese e nossa cidade estão sob o patrocínio daquela que tem poder. Estamos certos de que seremos sempre atendidos por ela", concluiu o arcebispo.

Nascido em Nossa Senhora dos Remédios, no estado de Minas Gerais, em 4 de setembro de 1976, Dom Danival Milagres Coelho é graduado em Filosofia e Teologia, com mestrado em Teologia Bíblica. Em 2002, entrou para o sacerdócio. Foi vigário paroquial no interior mineiro entre 2009 e 2017. Atuou como coordenador arquidiocesano da Pastoral Universitária de 2016 a 2019. Desde 2017, era padre da Paróquia Nossa Senhora da Piedade, na cidade mineira Barbacena.

Padroeira

Em 5 de julho de 1942, uma imagem de Nossa Senhora Auxiliadora veio de São Paulo, por empréstimo, para a missa campal do batismo inaugural da cidade. A primeira-dama do Estado à época, Gercina Borges, era sua devota.

A imagem cedida acabou ficando na capital goiana. No local onde a missa foi celebrada, a Catedral Metropolitana foi construída. A imagem permanece no interior da igreja até os dias atuais. Anos mais tarde, a Câmara Municipal aprovou legislação que concedia o título de padroeira de Goiânia à Nossa Senhora Auxiliadora.





Fonte: Com Informações da Secretaria de Estado de Comunicação - Governo de Goiás

Comunicar erro
Mosaic - Campanha ESG 728 x 90
Campanha Detran Goias Ferias Jun 1
Campanha Preventiva Dengue FMS Cbba 728 x 90

Comentários