Campanha Dengue FMS Davinopolis
Campanha Camara Municipal de Tres Ranchos Outubro 728 x 90
Campanha Prevencao Queimadas Secom Goias Julho 2024 1

Escolas de Goi√°s recebem espet√°culo teatral que conscientiza sobre a importância da preservação do meio ambiente

Projeto Vagão Cultural apresenta "As Aventuras de Nala", voltada à educação ambiental, com temporada de 3 a 15 de junho, em Catalão e Ouvidor.

Por Redação, Carlos Duarte e Informações: Suzana Camargo Fotos: André Costa em 04/06/2024 às 12:35:42

Educação ambiental - Educar por meio da arte, levando a crianças e adolescentes conscientização ambiental. Essa é a proposta da Cia. Lamparina - Teatro de Bonecos de Minas Gerais, que após uma série de apresentações em outros estados, chega a Goi√°s para uma temporada de 3 a 15 de junho, trazendo o projeto Vagão Cultural, no qual apresenta o espet√°culo teatral "As Aventuras de Nala", uma história ambiental.

No m√™s do meio ambiente, instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU) e marcado pelo dia 5 de junho que, desde 1972, tem sido o principal período para ação ambiental em todo o mundo, com objetivo de movimentar todas as esferas da sociedade para os problemas ambientais e para a preservação dos recursos naturais, a Cia. Lamparina leva para escolas municipais localizadas em Catalão e Ouvidor, uma linda história contada por meio da magia do teatro de bonecos (fantoches), manipulados por atores profissionais. "As Aventuras de Nala" também é replicada em um game interativo, que reproduz os cen√°rios da peça teatral e utiliza tecnologia de Intelig√™ncia Artificial.


Nala - Em ambas as atividades é contada a história de Nala, uma menina que vai em busca de seu barquinho de papel, perdido nas √°guas de um rio. Acompanhada pela bióloga Marina, ela enfrenta desafios, encontrando pelo caminho seres s√°bios que a conduzem por uma jornada em que é ressaltada a importância de se preservar a natureza e todos os elementos que dela fazem parte.

"As crianças se envolvem com a história e percorrem a jornada da personagem junto com ela, aprendendo sobre a importância da natureza, dos animais e também da amizade, da solidariedade. É uma forma muito bonita e lúdica de conscientização ambiental", explica a autora do projeto Joseane Nogueira, que também é fundadora da Cia. Lamparina. Além do teatro de bonecos e do game, também faz parte do projeto uma oficina na qual crianças e jovens podem aprender a criar bonecos de forma artesanal e com materiais sustent√°veis.

Na programação estão unidades educacionais localizadas nos municípios de Catalão e Ouvidor.

O game - Para além das apresentações teatrais, o projeto leva a história de Nala também para dentro de um moderno game. "O jogo reproduz os mesmos cen√°rios observados no teatro de bonecos e desafia os participantes a ir desvendando situações que os levam a ir mudando de níveis no game, e precisam percorrer tr√™s fases para concluí-lo", narra a produtora cultural pontuando que a mensagem voltada a importância do meio ambiente é reforçada no game.


Oficina - Completa o projeto uma oficina de artesanato que ensina o público a construir bonecos como os que são utilizados nos espet√°culos da companhia. A história da viagem da personagem Nala também é explorada em oficinas de artesanato manual, nas quais os participantes são ensinados a construir bonecos/fantoches, utilizando materiais recicl√°veis. Na oficina é possível aprender a criar um/a boneco/a artesanal decorativo ou de manipulação, utilizando garrafas PET como matéria-prima e ferramentas de uso doméstico.

Sobre a Cia Lamparina - Fundada em 2012, a Cia. Lamparina destaca-se como pioneira no Teatro de Animação em Ouro Preto. Formada por artistas/educadores graduados em Artes C√™nicas pela UFOP, o grupo combina pesquisa histórica e patrimonial com espet√°culos infantis e de rua, gratuitos. Seus trabalhos visam popularizar o Teatro de Bonecos, promovendo a educação patrimonial de forma acessível. Com essa abordagem inovadora, a companhia se destaca no cen√°rio cultural, envolvendo a comunidade em reflexões sobre identidade e história de Minas Gerais.

CRONOGRAMA DE APRESENTAÇÕES EM UNIDADES EDUCACIONAIS

CATALÃO - GO

ESCOLA MUNICIPAL PEDRO NETTO PARANHOS - J√° realizados

03/06 - 13h às 15h - Oficina de Bonecos + Jogo

04/06 - 13h às 15h - Oficina de Bonecos + Jogo

04/06 - 16h - Espet√°culo As Aventuras de Nala

Ainda vão acontecer

OUVIDOR - GO

ESCOLA MUNICIPAL PROFª EDIENE DA SILVA DIAS

05/06 - 7h às 9h - Oficina de Bonecos + Jogo

05/06 - 13h30 - Espet√°culo As Aventuras de Nala

ESCOLA MUNICIPAL NILDA MARGON VAZ

06/06 - 13h30 às 15h30 - Oficina de Bonecos + Jogo

06/06 - 16h - Espet√°culo As Aventuras de Nala

ESCOLA MUNICIPAL GLEICE MARTINS DO NASCIMENTO

07/06 - 13h às 15h - Oficina de Bonecos + Jogo

07/06 - 16h - Espet√°culo As Aventuras de Nala

CATALÃO - GO

EM. PATOTINHA

11/06 - 7h30 às 9h30 - Oficina de Bonecos + Jogo

11/06 - 13h30 - Espet√°culo As Aventuras de Nala

EM. FRANCISCO CLEMENTINO SAN TIAGO DANTAS

12/06 - 7h às 9h - Oficina de Bonecos + Jogo

12/06 - 9h15 às 11h15 - Oficina de Bonecos + Jogo

12/06 - 13h30 - Espet√°culo As Aventuras de Nala

ESCOLA CAIC SÃO FRANCISCO DE ASSIS

13/06 - 7h30 às 9h30 - Oficina de Bonecos + Jogo

13/06 - 15h30 - Espet√°culo As Aventuras de Nala

CASA CRIATIVA

15/06 - Oficina de Bonecos + Jogo

15/06 - Espet√°culo As Aventuras de Nala

ESCOLA MUNICIPAL ARMINDA ROSA DE MESQUITA

10/06 - 7h15 às 9h15 - Oficina de Bonecos + Jogo

10/06 - 9h40 - Espet√°culo As Aventuras de Nala

Fonte: Com Informações da Secretaria da Beonpress

Comunicar erro
Mosaic - Campanha ESG 728 x 90
Campanha Detran Goias Ferias Jun 1
Campanha Preventiva Dengue FMS Cbba 728 x 90

Coment√°rios