Vitalidade municipal é um termo que descreve a saúde, energia e dinamismo de um município. Refere-se à capacidade da administração local de se manter ativa, envolvida e eficaz na prestação de serviços públicos, no desenvolvimento econômico, na promoção da qualidade de vida dos cidadãos e na resposta às necessidades e desafios locais. Uma municipalidade com vitalidade demonstra uma governança robusta, engajamento cívico, infraestrutura funcional, bem-estar social e econômico, e uma visão de futuro que orienta suas ações.
Sendo assim, pode-se afirmar que Cristalina é um município com vitalidade, pois as ações em prol da melhoria da qualidade de vida da população são constantes. As ações de melhorias em todo o município não param. Recentemente, foi concluído o recapeamento da Rua Augusto Peixoto dos Santos, antiga Rui Barbosa. O serviço de qualidade se completou em mais uma ação de pavimentação urbana executada pela prefeitura.
O serviço de recapeamento também colocou CBUQ na Rua 9, do Setor Oeste Novo. "Até o dia 31 de dezembro deste ano, as frentes de trabalho não param em Cristalina", afirmou o prefeito Daniel Sabino Vaz, o Daniel do Sindicato.
Na Rua do Passeio, no Bairro Rio de Janeiro, a equipe promove força tarefa de briqueteamento da via urbana, deixando mais uma rus pronta para o trafego seguro de veículos e pedestres.
E, no dia 25 de maio, foram realizadas as comemorações do Dia do Garimpeiro e Dia das Mães. A programação contou com apresentações de artistas locais, sorteio de brindes, brinquedos infláveis e almoço. Ainda teve o tradicional Torneio de Truco.
Daniel participou, de 21 a 25 de maio, da AgroBrasília, feira de tecnologia e negócios voltada para empreendedores rurais de diversos portes e segmentos. Realizada pela Cooperativa Agropecuária da Região do Distrito Federal (COOPA-DF), ela serve como vitrine de novas tecnologias para o agronegócio e tem um cenário de referência em debates, palestras, cursos sobre diversos temas relacionados ao próprio setor produtivo.
Daniel do Sindicato parabenizou toda comunidade cristalinense que, por meio dos impostos municipais, ajudou levar 30 toneladas de alimentos ao Rio Grande do Sul. "Obrigado @fabiozandonai27, que nos doou o frete com seu caminhão e organizou a recepção dos alimentos com a comunidade voluntária aí do Rio Grande! Que Deus abençoe a todos! Povo goiano e cristalinense fazendo bonito", disse o prefeito no seu perfil do Instagram.
Importante frisar também que o distrito de Campos Lindos está prestes a dar um grande passo em direção à universalização do acesso à água tratada. Com um investimento total de R$ 24.000.000, serão implantados 120,000 metros de rede de distribuição, perfurados 19 poços e construídas duas estações de armazenamento e tratamento de água. Este projeto robusto e ambicioso representa um compromisso firme da gestão do prefeito Daniel Vaz, do governador Ronaldo Caiado, da diretoria da Saneago e dos vereadores, com destaque especial para o vereador Marcelo da Saúde. Juntos estão determinados a garantir que todas as residências de Campos Lindos tenham acesso à água tratada, melhorando significativamente a qualidade de vida dos moradores e promovendo a saúde e o bem-estar da comunidade.
Escola Dona Jaqueline Sabina Vaz, Bairro Cristal
Um exemplo recente é a inauguração da Escola Municipal Dona Jaqueline Sabina Vaz, no bairro Cristal. A unidade escolar, construída pela Prefeitura, já está em pleno funcionamento, conta com 46 funcionários e recebe 380 alunos diariamente. São oito turmas de agrupamento até o 3º ano, com jornada normal, e seis turmas do 4º ao 6º com ensino integral.
A moderna construção, de 2.150m², abriga 10 salas de aula, sala de informática, sala dos professores, Atendimento Educacional Especializado (AEE), biblioteca, secretaria, direção, coordenação, refeitório, cantina, depósito de gêneros alimentícios e depósito de material de limpeza. Além disso, foi feita uma quadra de esportes, que ocupa uma área de 630m².
Na solenidade de inauguração, o prefeito Daniel Sabino Vaz (UB) não escondeu a alegria por entregar mais uma obra, construída em menos de um ano, já que o lançamento ocorreu em maio de 2023. "A construção dessa escola em 11 meses é mais uma prova de que não existe varinha mágica, não existe milagre para administrar uma cidade. Sonhamos com a nova escola, elaboramos o belo projeto e cumprimos o cronograma financeiro com a empreiteira responsável pela obra, fazendo os pagamentos de 15 em 15 dias", afirmou.
Presente à inauguração, o vice-governador Daniel Vilela afirmou que os cidadãos esperam ações concretas e melhorias nos serviços públicos, não disputas ideológicas e divulgação de fake news. "O que os goianos querem ver são as entregas de obras, como as desta unidade educacional. Querem ver qualidade nos serviços públicos e em tudo aquilo que lhes dê condições de viverem melhor", destacou Vilela.
Dona Jaqueline Sabina Vaz, que dá nome à escola, é a mãe do prefeito Daniel Sabino Vaz. Ela morou em Cristalina na primeira década deste século e deixou um legado de amizade e respeito.