O 25ª Festival Internacional de Cinema e Vídeo Ambiental (Fica) é a edição mais sustentável de sua história. Durante todos os dias do evento, que acontece entre 11 e 16 de junho, diversas ações de sustentabilidade serão desenvolvidas na cidade de Goiás com o objetivo de reduzir os impactos ambientais no município. Uma das ações será realizada pela cooperativa de catadores de lixo da cidade, a Recicla Tudo, que vai fazer a coleta seletiva dos resíduos sólidos descartáveis durante o festival.
Para isso, serão distribuídas 100 pares de lixeiras, com destinação para lixo orgânico e reciclável, que serão alocadas em locais estratégicos e de grande movimentação na cidade. Serão distribuídos também cinco contêineres de mil litros cada. Todo o resíduo coletado será enviado à cooperativa do município.
Uma das articuladoras da ação de coleta e reciclagem, a professora da Universidade Federal de Goiás (UFG), campus da Cidade de Goiás, Jaqueline Villas Boas, conta que a atividade ainda se desdobrará em mais outras duas frentes: uma ação de conscientização e sensibilização ambiental, que vai acontecer na Central de Triagem da cooperativa, com oficinas de reciclagem, e a distribuição de pares de lixeira nas escolas públicas do município.
"Essas oficinas vão atender o público em geral que quiser participar e os estudantes das escolas do município, que vão ter a oportunidade de conhecer os cooperados, a cooperativa, como são processados os reciclados da cidade. Já na entrega dessas lixeiras nas escolas, haverá um momento de sensibilização ambiental para a coleta seletiva feito pelos estudantes do curso de pedagogia da UFG", explica a professora.
Outra ação desenvolvida será a recuperação e revitalização da nascente do córrego Chapéu de Padre, com limpeza, plantio de espécies nativas do Cerrado e ações de recuperação do local. A ideia, segundo Camila Gomes Sant'Anna, professora e integrante da iniciativa, é pensar uma "cidade verde, resiliente e adaptada às mudanças climáticas, ou melhor, à emergência climática".
Camila explica ainda que as ações terão continuidade após o festival: "O Fica é um start de fazer esse plantio e recuperar um pouco a área, mas depois, ao longo dos próximos meses, a gente vai fazer outras ações, tentar sinalizar a área, contando um pouco dessas espécies, acompanhar como foi esse plantio, como se desenvolveu, tentar envolver mais as escolas da cidade também", relata.
O Fica é uma realização do Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado da Cultura (Secult), em co-realização com a Universidade Federal de Goiás (UFG), por meio da Fundação Rádio e Televisão Educativa (RTVE).
Evento carbono zero
O 25º Fica é considerado, ainda, um evento carbono zero. A edição deste ano contará com ações para a mitigação dos gases de efeito estufa emitidos no evento, além da posterior compensação por meio do plantio de árvores.
Outra medida para reduzir o impacto ambiental será a utilização de carros elétricos pela equipe de produção do festival, em parceria com a Saga BYD, durante todos os dias do evento. Além disso, houve redução de 40% na impressão do material de divulgação desta edição e o que foi impresso foi confeccionado com papel e demais itens recicláveis.
Formação
Disseminar o conhecimento teórico e prático sobre a preservação do meio ambiente também é um dos objetivos do festival, que vai oferecer diversas oficinas, minicursos e workshops do tema em parceria com as secretarias de Estado do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti) e Retomada, e da Universidade Federal de Goiás (UFG).
Durante os seis dias de evento, o público poderá participar de oficinas para confecção de ecobags e biojoias, além de temas relevantes da pauta ambiental, como ODS e mudanças climáticas, cálculo de emissão de gases de efeito estufa, além de prestigiar palestras sobre plantio de árvores e visitar estandes com outras atividades de cunho ambiental. A programação completa do festival pode ser conferida no site oficial https://fica.go.gov.br/.
Evento multicultural
O Fica 2024 conta com uma vasta programação gratuita, com mostras competitivas, debates com grandes nomes do cinema nacional e internacional, atividades de cunho ambiental e atrações culturais.
O festival conta com apoio do programa Goiás Social; das secretarias de Estado da Retomada; de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti); e de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad); Saneago; Universidade Estadual de Goiás (UEG), Instituto Federal de Goiás (IFG); Serviço Social do Comércio (Sesc) e Prefeitura da cidade de Goiás. Este ano o evento também tem como apoiadores a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), o Museu Nacional dos Povos Indígenas/Funai, Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), Grupo Kelldrin e Saga BYD.
Fonte: Com Informações da Secretaria da Cultura - Governo de Goiás