O ciclista catalano Raphael Mesquita esteve neste fim de semana (7,8 e 9 de junho), participando do Campeonato Pan-Americano de Mountain Bike Marathon na cidade mineira de Goianá, localizada na Zona da Mata, a 40 km de Juiz de Fora. O percurso teve um total de 97 km, com duas voltas em um longo circuito de 48,5 km com 996 metros de ganho altimétrico por volta. A prova da elite foi na manhã deste domingo, com largada na Praça Aimbiré de Paula Andrade, no centro da cidade.
O evento foi aberto a todos os ciclistas filiados na temporada 2024 e que se enquadraram nas categorias definidas no regulamento.
Toda e qualquer categoria para o título de campeão pan-americano, só será considerada se houver pelo menos cinco ciclistas participantes e com três nacionalidades diferentes. Caso contrário, todas as categorias com quatro ou menos ciclistas e com duas nacionalidades ou menos, os ciclistas dessas categorias poderão, caso necessário e mediante prévio acordo dos comissários responsáveis pelo evento, competir com a categoria de idade menor que a sua e concorrer pelo título de campeão pan-americano na categoria que largou.
O Campeonato Pan-Americano de Mountain Bike XCM é organizado pela Confederação Brasileira de Ciclismo (CBC) em parceria com a Bike Light, com a supervisão da Confederação Pan-Americana de Ciclismo (COPACI) e da União Internacional de Ciclismo (UCI).
De acordo com Raphael Mesquita, participar de um percurso de 97 km com muitas subidas entre os melhores atletas do país na modalidade e mais alguns dos melhores das Américas, após uma bela disputa e consegui o 14ª lugar, isto prova excelência e mais uma vez estou saindo contende com o resultado pois correr com os melhores sempre é algo difícil mas gratificante, mostrando que estamos em evolução, a cada prova que competimos!!!! Seguimos para os próximos objetivos que será o Brasil Ride Espinhaço que acontece na cidade de Conceição do Mato Dentro MG, prova de 5 dias, uma das mais disputadas das Américas nesse formato de etapas.