As cidades de São Francisco de Goiás e Hidrolina realizam no próximo fim de semana as tradicionais Cavalhadas. Promovidos pelas prefeituras municipais, os festejos contam com apoio do Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado da Cultura (Secult), dentro do Circuito das Cavalhadas 2024. A manifestação, uma das mais ricas e populares do calendário cultural do Estado, é a representação da luta entre mouros e cristãos, em um dos mais belos espetáculos a céu aberto.
Ampliado em 2024, o Circuito das Cavalhadas tem investimento de R$ 4,4 milhões do Governo de Goiás, garantindo não só a continuidade e a preservação da festa, mas também a estrutura, suporte e segurança do público. Além do fortalecimento do fluxo turístico nos municípios que recebem a programação, é possível compreender por meio das manifestações culturais a ocupação e desenvolvimento das cidades goianas.
Em Hidrolina, as Cavalhadas fazem parte do calendário das festas juninas municipais e são uma herança do antigo arraial de Pilar de Goiás. Em São Francisco, os registros mostram que o festejo é realizado desde o ano de 1850. Além da representação, as cidades organizam shows musicais e intervenções espontâneas de mascarados que divertem o público durante a programação.
A secretária estadual da Cultura, Yara Nunes, conta que Goiás está em franca atividade e por todos os lados é possível observar o investimento do Governo de Goiás. "Neste final de semana, por exemplo, temos o Fica na Cidade de Goiás e as Cavalhadas em São Francisco e Hidrolina. Três eventos que consolidam a identidade cultural de Goiás e o potencial produtivo e criativo da cidade", afirma ela.
Representação
As Cavalhadas são uma representação tradicional dos torneios medievais que recriam as batalhas entre cristãos (vestidos de azul) e mouros (trajados de vermelho). A manifestação é inspirada no livro "Carlos Magno e Os Doze Pares da França", quando o guerreiro cristão batalhou contra os sarracenos, de religião islâmica.
No Brasil, há registro do evento desde o século XVII, geralmente durante a festa do Divino nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste. No final das batalhas, os cristãos vencem os mouros, que acabam se convertendo ao cristianismo.
Em Goiás, as Cavalhadas são realizadas há mais de 200 anos. Uma festa que une religiosidade, cultura e valorização do patrimônio imaterial do estado, com o fortalecimento do fluxo turístico e econômico das cidades que realizam os festejos. As batalhas representam a preservação da história, da cultura e da fé do povo goiano. É uma oportunidade única para se conectar com as raízes do estado e vivenciar a grandiosidade dessa tradição centenária.
Serviço:
Cavalhadas em São Francisco de Goiás
Quando: Sábado e domingo (15 e 16/06), às 13h
Onde: Estádio Municipal
Cavalhadas em Hidrolina
Quando: Sábado e domingo (15 e 16/06), às 15h
Onde: Estádio Wagner Sousa Silva
Fonte: Com Informações da Secretaria de Estado de Cultura - Governo de Goiás