Durante Encontro Nacional do União Brasil (UB) ocorrido na manhã deste sábado, 15 dejunho, em Goiânia, com presença da cúpula da sigla, considerada uma das maiores do país em termos de filiados e bancadas nos parlamentos. Senadores, deputados federais e gestores da legenda reafirmaram Caiado como o principal nome da direita brasileira para 2026.
Presidente do UB, Antônio Rueda afirmou que enxerga em Caiado o líder que o Brasil precisa para sair da atual conjuntura de crises: "Vejo você, Caiado, com a capacidade de liderar um país!". Devido a presença de várias lideranças no evento, o assunto Caiado e União Brasil figurou por várias horas nos trends do Tik Tok e tempo real do Google.
O governador deu seu depoimento de como, no início do governo, optou em fazer da segurança pública um exemplo para o Brasil: "Governar o estado foi um desafio, minha gente. Goiás tinha virado a Disneylândia dos bandidos. As pessoas não acreditavam que poderia ter ordem aqui. E que a lei viria a prevalecer no estado... mas credibilidade moral é tudo. Por isso digo: prefeito, presidente encabrestado não vai fazer nada! A independência moral é que faz a pessoa comprometida com a mão forte do Estado para fazer com que a lei exista de fato".
O gestor lembrou uma passagem nas cidades do Entorno do Distrito Federal que o comoveu e a primeira mensagem trocada com a cúpula das polícias. "No primeiro dia de governo, minha gente, chamei as forças de Segurança. Disse: ou bandido muda de profissão ou muda de Goiás e disse que bandido não se cria em Goiás!".
"Uma senhora do Entorno do Distrito Federal, que tinha se aposentado, chegou pra mim e disse: entraram na casa dela e roubaram tudo que tinha comprado. Como é que pode isso, meu Deus! Que situação. Ela disse no desespero: "Fiquem com esses carnês tudo aqui? Quem é que vai pagar?".
Segundo Caiado a reflexão da moradora o deixou angustiado, movendo mais ainda sua vontade de fazer com que a segurança pública de Goiás fosse completamente reformulada para enfrentar as Organizações Criminosas e o tráfico de drogas - motores da maioria dos outros crimes.
Em seu discurso, Caiado agradeceu os prefeitos presentes e a cúpula do UB, bem como todas lideranças. E pediu apoio para as batalhas que virão: "Eu nunca desonrei um voto de confiança de um goiano na minha vida. Governamos para todos. Temos condição de mostrar - como pré-candidato - que o Brasil tem jeito".
"Sou da educação. E a educação de Goiás faz a diferença. Temos a esperança para a reconstrução deste país. O senhor é referência em segurança", disse a senadora Dorinha, do Tocantins, ao também endossar a candidatura de Caiado a presidente da República.
Senador do Paraná, Sérgio Moro lembrou das perseguições que tem sofrido e alertou o partido: a disputa de 26 não será fácil, mas o UB tem nomes corajosos para a disputa. "86% da população não pode estar errada. Caiado é o governador mais bem avaliado do país. O partido agora tem rumo com Rueda. Vim especialmente aqui para prestigiar o governador Ronaldo Caiado", disse o ex-juiz, responsável pela Lavajato.
Vice Governador
"A convergência política que o governador Ronaldo Caiado (UB) tem conseguido articular em Goiás – atestada pelo grande número de partidos que são parceiros do seu governo – o credencia, como futuro presidente da República, a trabalhar pela pacificação do país – ação imprescindível para que o Brasil volte a crescer e a se desenvolver em ritmo mais acelerado", sentenciou o vice-governador e presidente regional do MDB, Daniel Vilela, que participou, neste sábado (15/6), do 1º Encontro Nacional do União Brasil realizado em Aparecida de Goiânia após a formação da nova Executiva, com o advogado pernambucano Antônio Rueda à frente da presidência.
Daniel, em discurso contundente, ainda garantiu às centenas de pessoas que lotaram o Atlanta Hall – onde também estavam lideranças como o senador Sérgio Moro (PR) e o ex-prefeito de Salvador, ACM Neto – que Ronaldo Caiado dispensa tratamento justo aos partidos e aos seus integrantes, e que age da mesma forma com prefeitos goianos independentemente do posicionamento político dos gestores, se de situação ou de oposição ao Palácio das Esmeraldas.
"É dessa união de esforços em favor dos goianos que nós queremos no Brasil. É desse exemplo que o país precisa", afirmou o vice-governador. "E isso só tem sido possível por aqui porque Caiado tem implantado uma grande mudança nas práticas políticas e administrativas no nosso estado", acrescentou Daniel, que aproveitou para mencionar legendas como Podemos, Agir, DC, Progressistas, Avante, PSD e Republicanos que, somadas ao MDB, tinham representantes no evento.
Dirigindo-se especialmente aos líderes do União Brasil de outros estados que vieram prestigiar o encontro partidário, como a senadora Professora Dorinha (TO), o vice-governador e líder do MDB, a fim de reforçar a pré-candidatura do governador ao Palácio do Planalto, destacou atributos dele como a "coragem de tomar decisões e de partir para o enfrentamento para defender aquilo que precisa ser feito".
Ele também relembrou "discurso histórico" feito no Congresso Nacional, em 1997, pelo então senador Iris Rezende (MDB). O líder emedebista teria afirmado que, num futuro próximo, "as soluções para o Brasil estariam na região Centro-Oeste". "Quero ser mais ousado e dizer que, hoje, não somente as soluções estão aqui, mas que em Goiás há um homem preparado para fazer com que o Brasil volte a ser respeitado".
Paradigmas
Daniel ainda mencionou em sua fala o que definiu como "quebra de paradigmas", como o fato de Ronaldo Caiado ter sido o primeiro governador de Goiás, desde a redemocratização, a ter vencido as eleições estaduais de 2018 e de 2022 no primeiro turno; e de no último pleito, ter tido a maioria dos votos em Goiânia – colégio eleitoral sempre visto como de "oposição" ao Governo do Estado.
"Outro "tabu" será quebrado por ele em outubro deste ano. Depois de décadas, o futuro prefeito de Goiânia será um aliado do governador. Sandro Mabel está preparado para assumir a gestão da capital", determinou. Ainda no contexto das eleições municipais, Daniel Vilela disse que a quantidade de prefeitos que o União Brasil elegerá em Goiás – a legenda tem oficialmente cerca de 150 pré-candidatos – representará a maior vitória proporcional do partido no país, quando houver a comparação com outros estados.