Nesta semana, a secretária Fátima Gavioli cumpre agenda internacional integrando a comitiva de secretários de Estado da Educação que foi à Europa para participar da 2ª Missão Internacional Juntos pelo Direito de Aprender. O evento está sendo realizado na cidade de Lisboa, em Portugal, entre os dias 19 e 22 de junho dentro da programação do 7º Encontro Anual da FLIP+, consórcio que reúne países como França, Luxemburgo, Itália, Portugal e Brasil.
A missão educativa é uma iniciativa do Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (Caed/UFJF), com o apoio da Fundação Cesgranrio e seu principal objetivo é promover a troca de experiências com foco nos sistemas de avaliações e no fortalecimento do processo de aprendizagem.
"No primeiro dia, fizemos uma visita técnica à Escola Primária e Secundária, o que equivale ao Ensino Fundamental no Brasil. E tivemos também outros compromissos, onde foi possível aprofundarmos nosso conhecimento acerca do que vem dando certo no sistema educacional português", conta a secretária Fátima Gavioli.
Para ela, intercâmbios como esse colaboram para que os secretários estaduais de Educação possam ampliar seus horizontes, qualificar suas práticas e aprimorar suas ações em busca de resultados cada vez melhores para suas redes.
Programação
Além de visitas técnicas, a programação do encontro inclui debates, apresentações e compartilhamentos de experiências institucionais. Entre os temas abordados estão os desafios da Educação Básica e as políticas públicas de Portugal voltadas à promoção da qualidade e equidade, além do papel e impactos da inteligência artificial (IA) nas avaliações educacionais.
A missão conta com a participação especial do Conselho Nacional de Secretários Estaduais de Educação (Consed), União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) e outras instituições educacionais brasileiras.