A Prefeitura de Goiânia, em parceria com a Sociedade Brasileira de Mastologia – regional Goiás, promoveu, no último sábado (19/10), no Parque Vaca Brava, o evento "Laços de Cuidado e Proteção ao Câncer de Mama", como parte das ações do programa Goiânia Sempre Rosa. A realização também contou com apoio do Sicoob e da Unimed Goiânia.
O evento, que marca o mês do Outubro Rosa, incluiu uma série de ações educativas e serviços de saúde. Entre as atividades, houve palestras sobre a detecção precoce, alimentação saudável, orientações sobre autoexame e amamentação, além de serviços como aferição de pressão arterial, glicemia e auriculoterapia. Mais de 500 metros de laços rosa foram instalados ao redor do lago do Parque Vaca Brava como um gesto simbólico.
Uma das mulheres atendidas, a advogada Augustiane Magalhães destacou a importância da conscientização durante todo o ano, e ressaltou que a prevenção foi fundamental em sua vida. "Eu descobri o câncer de mama aos 44 anos, por meio de um exame de rotina. Descobrir cedo fez toda a diferença para aumentar minhas chances de cura. É essencial que essa conscientização seja contínua, e não apenas no mês de outubro", disse.
A diretora de Atenção Primária e Promoção da Saúde da Secretaria Municipal de Saúde, Acácia Cristina, reforçou o compromisso da Prefeitura em cuidar das mulheres durante todo o ano. "O câncer de mama é uma doença que, se diagnosticada precocemente, tem 90% de chance de cura. Por isso, a gestão municipal oferece exames complementares e cuidados de janeiro a dezembro, e o objetivo do evento é chamar a atenção para essa estrutura de apoio contínuo", afirmou.
Goiânia Sempre Rosa
Desde o início do programa Goiânia Sempre Rosa, idealizado pela 1ª dama Thelma Cruz e a médica mastologista Rosemar Macedo, o município conseguiu zerar a fila de espera para exame de mamografia e biópsia com agulha grossa. Neste período, o município já realizou um total de 94.533 mamografias, sendo 87.738 mamografias de rastreamento e 6.797 para diagnóstico; além de 1.768 biópsias por agulha grossa.
Fonte: Com Informações da Secretaria de Comunicação - Governo de Goiás