Campanha Dengue FMS Davinopolis
Campanha Camara Municipal de Tres Ranchos Outubro 728 x 90

SEMAD lança projeto que chama atenção para campos do Cerrado em Goiás

Lançamento do projeto começou no Fica 2024, com apresentação de filme produzido em parceria com fotógrafo André Dib

Por Redação, Carlos Duarte e Informações: Alexandre Bittencourt Foto: Reprodução/Semad em 19/06/2024 às 21:44:07
Campo do Cerrado retratado em curta-metragem lançado pela Semad

Campo do Cerrado retratado em curta-metragem lançado pela Semad

A Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) lançou na segunda-feira (17) o projeto Campos do Cerrado, que se propõe a promover o conhecimento e a conservação dos campos e savanas do bioma.

O projeto nasceu da necessidade de se conservar os campos nativos e apresentar essa vegetação à sociedade, destacando sua beleza e importância. Em parceria com dois pesquisadores da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Rafael Oliveira e Natashi Pilon, a Semad criou um website (link no fim da matéria) com informações sobre os campos e um manual prático para ajudar na identificação dessa vegetação por técnicos, consultores e proprietários rurais.

Os campos são uma vegetação rasteira formada por gramíneas, ervas e arbustos. "A beleza única das áreas campestres vem dessas pequenas plantas que crescem perto do solo, sendo que quase não encontramos árvores nesse tipo de vegetação", diz a bióloga Franciele Parreira Peixoto, analista ambiental da Semad e uma das coordenadoras do projeto

Franciele explica que as florestas são sempre mais valorizadas em detrimento das áreas campestres, e que as pessoas têm dificuldade em diferenciar campos nativos de pastagens, o que é a principal ameaça para a conservação dessas áreas, o desconhecimento.

Informação

"Precisamos aprender a identificar essas paisagens e valorizá-las como um bem coletivo", afirma Franciele. "O primeiro passo é trazer o conhecimento para aproximar e sensibilizar a população sobre as áreas campestres", completa. "Queremos mostrar que os ambientes campestres e savânicos do Cerrado têm muito valor em termos de biodiversidade, além de segurança hídrica e climática para o planeta", explicou.

Natashi Pilon, professora no Instituto de Biologia da Unicamp, celebrou a parceria com a Semad. "Com esse projeto nós vamos conseguir atingir diversos públicos e conscientizar sobre a importância dos campos nativos".

Link para o site do projeto: camposdocerrado.meioambiente.go.gov.br







Fonte: Com Informações da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável

Comunicar erro
Mosaic - Campanha ESG 728 x 90
Campanha Economia Secom Goias Set 2
Campanha Preventiva Dengue FMS Cbba 728 x 90

Comentários

Universitarias Club