"Fazer tudo com qualidade. Fazer tudo com responsabilidade. É isso que eu cobro dos meus secretários para levarmos o benefício à população do nosso Estado de Goiás. Com todo zelo e respeito ao dinheiro público." Honrando o compromisso de resgatar Goiás a partir de uma gestão pública transparente e responsável, o governador Ronaldo Caiado participou nesta quarta-feira (22/07), por videoconferência, da inauguração de mais uma unidade de atendimento integrado ao cidadão – Vapt Vupt, localizada no Shopping Bougainville, em Goiânia.
Mesmo administrando o Estado em um cenário adverso, de enfrentamento à pandemia da Covid-19, Caiado ressaltou que a prioridade do governo é ampliar parcerias com setores privados e modernizar os serviços para oferecer cada vez mais dignidade à população. "Com todas as dificuldades e limitações orçamentárias que nós temos, buscamos esse tipo de parceria, sem custo para o Vapt Vupt e, com isso, dando qualidade de atendimento a todo o Estado de Goiás", completou.
Essa já é a quarta unidade que o governador entrega aos cidadãos em apenas 18 meses à frente da gestão em Goiás. A agência terá capacidade, em um cenário de normalidade, de atender até 20 mil usuários por mês, o que contribuirá para a melhor disposição dos atendimentos na capital. A unidade Bougainville inicia seus atendimentos nesta quinta-feira (23).
Democratização dos serviços
Durante o descerramento da placa de inauguração, o titular da Secretaria de Administração (Sead), Bruno D"Abadia, lembrou que a nova unidade vai ampliar o acesso do cidadão aos serviços, sobretudo em meio à pandemia do coronavírus, para reforçar e facilitar a rede de atendimento em Goiânia. "Essa entrega cumpre mais uma das concretizações e dos objetivos que estabelecemos nesta gestão do governador Ronaldo Caiado. E nos alegra muito fazer a quarta inauguração na sua gestão, governador, ela vem no sentido que o senhor estabeleceu como política de democratização dos serviços públicos ao cidadão, tanto no formato digital quanto presencial, e é isso que estamos prezando", assegurou.
O secretário pontuou ainda que a expansão dos serviços on-line resultou o lançamento da plataforma Goiás Digital (www.go.gov.br), que oferece mais de 100 serviços de órgãos estaduais e já recebeu o acesso de 200 mil cidadãos. A ferramenta é fruto do compromisso do governo estadual, assumido antes mesmo da pandemia, de simplificar e democratizar os atendimentos.
A inauguração é resultado também da parceria público-privada que visa garantir mais acesso ao cidadão. O espaço foi cedido ao Estado, que não pagará aluguel, apenas arcará com os custos operacionais. O superintendente do Shopping Bougainville, Georgimar de Freitas Oliveira, agradeceu ao governador pela iniciativa. "Estamos contentes em poder inaugurar aqui uma unidade de atendimento ao cidadão que é tão importante na prestação dos serviços públicos. Para nós, administradores, é uma grande alegria poder receber a agência do Vapt Vupt e contar com essa parceria com o Estado", disse.
Participaram também da inauguração a subsecretária de Administração e Desburocratização da Gestão Pública da Sead, Lara Garcia Borges Ferreira; o superintendente da Gestão de Atendimento ao Cidadão, Dioji Ikeda; o superintendente da Polícia Federal em Goiás; a delegada da Polícia Federal (PF), Marcela Rodrigues Vicente; o presidente do Conselho Regional de Trânsito (Cetran), José Nicolau de Oliveira Neto; o presidente do Instituto de Assistência dos Servidores Públicos do Estado de Goiás (Ipasgo), Hélio José Lopes; e o diretor de Saúde do Ipasgo, Flávio Henrique Silva.
Funcionamento da unidade
O Vapt Vupt do Shopping Bougainville funciona de segunda a sexta-feira, das 12h às 20h e seguirá os mesmos protocolos das demais unidades em atividade durante o período de pandemia, com todos os atendimentos agendados previamente no portal do Vapt Vupt (vaptvupt.go.gov.br).
Permanece sendo realizado somente parte dos serviços prestados desde o início do isolamento social. A nova unidade disponibilizará, inicialmente, alguns atendimentos de órgãos como Ipasgo e Detran, além da senha para empréstimo consignado para servidores. O funcionamento seguirá os mesmos protocolos das demais unidades em atividade durante o período de quarentena, com agendamento on-line, disponibilização de álcool em gel para usuários e servidores, sinalizações para manter distanciamento no momento de atendimento e na sala de espera, além da restrição em relação ao quantitativo de cidadãos dentro da agência.