O bacharel em direito Gean Rosa Alves tem uma história de comprometimento pessoal e profissional com a cidade de Catalão. Filho do casal: o eletricista Lázaro Rosa Alves e uma das mais conceituadas cabeleireiras Iraci Felisbina Alves (in memoriam), irmão de Cleudimar Rosa Alves, Remira Rosa Alves e Elvis Rosa Alves, viveu e tem muito a contar da sua infância e juventude na cidade e, em especial, no bairro Nossa Senhora de Fátima.
Suas duas filhas são suas maiores referências de amor: Natália Alves Camargo (24) que é Auxiliar de Recursos Humanos e a caçula Maria Luísa (14).
Gean do Sine ou Gean Cabeleireiro (sua antiga profissão) como é conhecido na cidade, é apaixonado pela política desde a infância, e, não demorou muito para que, de fato, fizesse parte, literalmente, dela. E por acreditar que através dela grandes transformações podem acontecer, persiste na construção da sua história como personagem dela:
"Entrei na política, ainda novo, aos 12 anos, por influência de movimentos estudantis, no qual fiz parte do grêmio estudantil do Colégio Polivalente. E, aos 14 a os participei das diretas já. Aos 18 anos, filiei ao meu primeiro partido o PDT, em 1992 candidatei pela primeira vez no PMDB, e, continue nesse partido, participando de todas eleições, sempre apoiando. Em 2008 resolvi candidatar novamente, desta vez pelo PRP, o qual tive uma votação expressiva, mas não ganhei. Já em 2012 e 2016 tentei novamente, portanto essa é a minha quinta campanha como candidato. E persisto por acreditar que fazendo parte da boa política contribuímos para dias melhores".
Gean destaca o porquê da mudança de partido: "Troquei de partido porque estava filiado ao PRP, partido que fundiu com outro partido, e, o mesmo, não lançará chapa majoritária e proporcional. Por esse motivo me filiei ao PRB, do deputado federal João Campos, por entender que tenho mais chance de ser eleito".
Todo processo exige evolução. Agora mais conhecedor do processo, ressalta sobre sua trajetória e pré-campanha rumo a seus objetivos futuros: "Após várias tentativas e não obter vitória aprendi muito, pois, aprendemos mais com os erros do que com acertos. Estou trabalhando muito, fazendo alianças e montando um grupo de apoiadores forte para obter sucesso. Trabalhei por três anos e meio no SINE (Sistema Nacional de Empregos), no qual, fiz um ótimo trabalho, buscando ofertas de emprego e qualidade no atendimento, foram mais de 20 mil atendimentos, mais de dois mil trabalhadores contratados. Fizemos a carteira de trabalho e seguros desemprego, deixei o SINE, em abril, bem antes do prazo. Isso, por ter filiado em um partido que não iria apoiar a atual gestão, fui muito sincero com o prefeito Adib Elias, entregando meu cargo e agradecendo a oportunidade que tive de estar a frente daquele órgão. Sou evangélico e já atuo na área social por muitos anos fazendo doações de diversas necessidades, tenho acompanhado de perto o sofrimento dos mais necessitados e quero atuar muito forte na área social, não deixando de lado as outras áreas, tenho plena convicção do papel de um legislador, pois sou bacharel em direito formado em 2015 pelo CESUC(Centro de Ensino Superior de Catalão), quero ser um vereador de bairros, e não vereador de gabinete. Vou escutar muita a população e levar os anseios ao poder executivo através de requerimentos e projetos".
Gean acredita que um novo cenário se apresenta para as eleições: "Estou vendo as eleições esse ano como algo diferente de tudo! Primeiro pela situação pandemia, não sabemos ainda como será realizada a campanha. E subsequente, pelo sentimento de mudanças, principalmente, após as eleições presidenciais".
Sobre seu ponto de vista em relação à atuação da atual gestão do executivo, pondera: "Penso que atual administração tem seus méritos, mas também tem seus defeitos, penso que toda crítica construtiva tem que ser aceita pelo gestor, pois vivemos em um país livre e democrático, e tenho escutado muito da população sobre a atual gestão, e o que mais reclamam são da falta de apoio na área social e saúde".
Já sobre a casa dos legisladores catalanos, faz observações que, segundo ele dessagra muito a população: "Vejo com muita tristeza os fatos que, rotineiramente, acontecem nas sessões. São vereadores brigando e um xingando o outro. O povo não quer isso mais! Precisamos renovar a Câmara e, principalmente, moralizar o poder legislativo, o qual está muito desacreditado. Muitos, ali, defendem apenas seus próprios interesses e não o interesse da população".
Gean é Elder Galdino
E finaliza destacando por que escolheu o pré-candidato Elder Galdino para apoiar nesse novo processo: "Estarei ao lado do Elder Galdino (MDB) por entender que suas ideias e propostas são as que eu luto e busco. Vejo nele uma pessoa transparente e muito humilde. O povo precisa ser tratado com respeito e dignidade, e, vejo no Elder, todas essas qualidades".