Campanha Dengue FMS Davinopolis
Campanha Camara Municipal de Tres Ranchos Outubro 728 x 90

Assembleia Legislativa recebe a 1ª Expedição Cultural da cidade de Anhanguera

O Projeto 1ª Expedição Cultural de Anhanguera expôs exposição de artesanatos, apresentação de roda de capoeira e balé, além da culinária local com o famoso suco de limão-taiti na betoneira

Por Redação, Carlos Duarte e Informações: Vivian Cândida Maia e Fotos: Will Costa em 07/08/2024 às 16:11:55

A Seção de Atividades Culturais da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego), em parceria com a Secretaria de Educação e Cultura, Assistência Social e Turismo do município de Anhanguera, realizou na manhã da última terça-feira, 6 de agosto, a 1ª Expedição Cultural daquela cidade, com exposição de artesanatos, apresentação de roda de capoeira e balé, além da culinária local com o famoso suco de limão-taiti na betoneira. O evento teve início às 9 horas, no Auditório Carlos Vieira do Palácio Maguito Vilela, sede da Alego.


Anhanguera, cuja área total é de 44 km², é o menor município do Estado de Goiás, tanto em população, quanto em área, ficando entre os menores municípios também do Brasil. A cidade, que dista pouco mais de 260 km de Goiânia, tem cerca de 1 mil habitantes e é muito conhecida pela plantação do limão-taiti, cuja produção vem se tornando fonte de renda para muitas famílias, através da comercialização da fruta e também da produção de várias receitas que são adaptadas, acrescentando o limão.


Através disso surgiu o "Festival do Limão Taiti", todo mês de novembro, que já vai para sua terceira edição. No festival são distribuídas mudas do limão, é realizado um concurso de gastronomia, além de várias outras atrações.


O prefeito Marcelo Paiva (MDB) esteve presente no evento e destacou a importância de trazer para servidores e visitantes do Parlamento um pouco da história, da cultura e culinária da cidade. Ele destacou que a ideia de plantar limão surgiu para incentivar o seu filho. A princípio plantaram um pé e perceberam que a terra era boa.


"Percebi, também, que a produção de limão-taiti poderia se tornar uma fonte de renda para as famílias e que o projeto seria uma proposta para iniciar o desenvolvimento da identidade econômica da cidade, fortalecendo o turismo, criando eventos temáticos, feiras e ainda proporcionando o fortalecimento de cooperativas, agricultura familiar e o comércio local", disse Paiva.


Quem esteve no auditório pôde conhecer um pouco da história da cidade, do desenvolvimento econômico através do limão-taiti e também degustar comidas típicas.

Comunicar erro
Mosaic - Campanha ESG 728 x 90
Campanha Economia Secom Goias Set 2
Campanha Preventiva Dengue FMS Cbba 728 x 90

Comentários

Universitarias Club