Na manhã deste domingo (28/08), os moradores de Catalão se depararam com a cidade coberta por uma densa camada de fumaça. De acordo com informações do 10° Batalhão de Bombeiros Militar (BBM), não há focos de incêndio registrados dentro do município. A origem da fumaça, segundo as autoridades, é atribuída a queimadas em regiões próximas, cujos ventos acabaram trazendo a fumaça para a cidade.
Os bombeiros ressaltam a importância de a população tomar precauções, principalmente pessoas com problemas respiratórios, evitando exposição prolongada ao ar livre até que a situação melhore.
Em nota a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Goiás, diz que :
- O Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas de Goiás (Cimehgo), vinculado à Semad, explica o avanço de uma frente fria pelo país contribuiu para empurrar e trazer fumaça decorrente de queimadas na região amazônica e sudeste do Brasil, somando-se a fumaça produzida pelas queimadas em Goiás criando o cenário observado hoje.
- O Cimehgo observa que as condições respiratórias da população agravam-se ainda mais em razão do baixo índice de umidade relativa do ar, comum em Goiás nesse período do ano. Portanto, recomenda-se à população que tome cuidados com a saúde.
- Até o dia 24/08, houve registro de 897 focos de queimadas em Goiás. No mesmo período de 2023, foram 488 focos.
- A previsão é de que a fumaça se dissipe gradativamente até quarta-feira (28/08).
Fonte: Com Informações da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável - Governo de