Nem a baixa umidade e nem as altas temperaturas registradas em Goiás nesta terça-feira (17/9) intimidaram o vice-governador Daniel Vilela, que percorreu quatro municípios goianos localizados no entorno do Distrito Federal e na região Sudeste do estado para participar de eventos de campanha de candidatos a prefeito do partido que ele preside, o MDB, e reafirmar que ele e o governador Ronaldo Caiado (UB) estão particularmente empenhados nos projetos encampados por estes emedebistas.
Em Cristalina, Daniel participou de uma caminhada ao lado de Jean Eustáquio (MDB), candidato apoiado pelo prefeito Daniel Sabino Vaz, o "Daniel do Sindicato", que prepara-se para concluir seu segundo mandato. Ao final, o vice-governador discursou para a militância: "Aqui há uma das melhores administrações municipais deste estado. Vejo uma cidade bem cuidada, num ritmo forte de desenvolvimento. Por isso que não podemos retroceder. Temos que avançar. E para seguir em frente, tem que ser com este time liderado pelo meu xará, Daniel".
Vereador mais votado nas eleições de 2020, Jean conseguiu atrair nomes da oposição para o seu palanque – caso do advogado Osório Fernando, seu companheiro de chapa. "Ele tem sensibilidade para olhar pelas famílias de baixa renda, trabalha com humildade e sabe ouvir as pessoas. Será um prefeito excepcional", disse o vice-governador sobre o correligionário, que avisou estar interessado, em caso de vitória, em formalizar parcerias com o Governo do Estado em áreas como habitação e infraestrutura.
Campo Alegre de Goiás
Na sequência, Daniel Vilela desembarcou em Campo Alegre de Goiás, onde o empresário Euler Guimarães (MDB) tenta, pela terceira vez consecutiva, chegar à prefeitura. Sua candidatura é de oposição à atual gestão. Aliado ao PSD, que indicou o vereador Reni Rubio para a vice, Euler aposta no "desejo de mudança" dos eleitores para chegar ao posto mais alto do Executivo local. Aliás, este também foi o tom que marcou o pronunciamento do vice-governador às pessoas que participaram da carreata em apoio ao prefeitável emedebista.
"Depois de tantos anos deste grupo político à frente da Prefeitura, chegou a hora de "oxigenar" esta administração. É a hora de entrar alguém que sabe trabalhar e que fará Campo Alegre avançar. Eu e o governador Ronaldo Caiado temos lado. E o nosso compromisso é com o Euler", ressaltou Daniel, que também rebateu vídeos que circulam na cidade onde o prefeito tenta justificar-se por não ter conseguido viabilizar moradias populares junto ao governo goiano. "Fique tranquilo, Euler. Nós teremos um apreço especial em estabelecer parcerias com você".
Nova Aurora - Candidatura única
O processo eleitoral na terceira cidade visitada pelo vice-governador e dirigente do MDB, Nova Aurora, tem uma característica especial: há apenas um candidato na disputa, o prefeito João Pimenta de Pádua Júnior (MDB), que tenta novo mandato – ele foi vice-prefeito entre 2017 e 2020. Por lá, os correligionários de Júnior Pimenta optaram por organizar uma grande reunião com apoiadores e candidatos a vereadores.
"Talvez há quem pense que eu devesse priorizar outros companheiros de partidos ao invés de vir para Nova Aurora, onde há apenas um nome na disputa. Mas fiz questão de estar aqui para, de alguma forma, dar mais visibilidade à brilhante administração do João Pimenta", explicou Daniel, para em seguida, acrescentar: "A cidade vive hoje um momento extraordinário, com muitas obras a serem entregues. Este prefeito, além de honesto e competente, administra os recursos públicos com eficiência", assinalou.
Nova Aurora, com bem lembrou o candidato a prefeito, é mais um município onde foi replicada a chapa MDB e União Brasil, sigla que é comandada em Goiás pelo governador Caiado.
O candidato a vice de Júnior Pimenta é Danilo Araújo, que esteve ao seu lado no pleito de 2020.
"Nesta eleição, UB e MDB são quase a mesma coisa; praticamente o mesmo partido", disse Daniel sobre a sinergia entre as duas legendas.
Urutaí
O roteiro do vice-governador pelo interior nesta terça-feira foi concluído em Urutaí, a 170 quilômetros da capital. Assim como em Cristalina, o candidato emedebista, o administrador Alexandre Araújo, foi "apadrinhado" pelo prefeito Ailton Martins, que encerra em dezembro próximo oito anos de mandato. "Ele conhece de gestão pública e tem a minha confiança", disse o gestor.
"Estamos entusiasmados, mas não vamos diminuir o ritmo. Continuaremos o corpo a corpo com os eleitores e com as visitas de casa em casa nesta reta final", garantiu Alexandre em reunião com apoiadores realizada em frente à sua residência, na avenida Santo Onofre. O prefeitável do MDB ainda pediu a Daniel que, confirmada sua vitória em seis de outubro, que o Governo Estadual dê "atenção especial" a projetos que podem ser executados em parceria, como o recapeamento de ruas de terra e a edificação de casas para pessoas em situação de vulnerabilidade social.
Daniel sinalizou positivamente ao pedido feito. "Alexandre está com disposição de construir uma nova história em Urutaí. Tem visão moderna e inovadora, e conhece boas iniciativas em outras cidades que podem ser replicadas aqui", disse o vice-governador. "Ele vai dar sequência ao bom trabalho feito pelo Dr. Ailton Martins", arrematou.