Campanha Dengue FMS Davinopolis
Campanha Camara Municipal de Tres Ranchos Outubro 728 x 90

Goiânia: Após ação de Mabel, Justiça impede que RogĂ©rio Cruz faça uso eleitoral de emprĂ©stimo milionĂĄrio

Decisão judicial bloqueia utilização dos recursos em ações diferentes daquelas apontadas no pedido de emprĂ©stimo

Por Redação Carlos Duarte e Informações: Cristiane Lima em 11/09/2024 às 11:57:06

A Justiça Eleitoral determinou que o prefeito de Goiânia, Rogério Cruz (Solidariedade), candidato à reeleição, não utilize o empréstimo de R$ 372 milhões, liberado pelo governo federal, para finalidades diferentes das apresentadas em projeto aprovado pela Câmara Municipal. A decisão atende a um pedido do candidato Sandro Mabel (União Brasil), que acionou a justiça em 6 de setembro.

O objetivo de Mabel é impedir que o dinheiro da Prefeitura, portanto de todos os goianienses, seja desviado para fins eleitorais e deixem uma dĂ­vida milionĂĄria nos cofres do municĂ­pio. "Estamos às vésperas das eleições, no fim de uma gestão que foi péssima e que conseguiu um acordo com o governo federal para aprovar a jato esse empréstimo", afirmou Mabel. Ele também recorreu ao Tribunal de Contas dos MunicĂ­pios (TCM) e à Justiça Comum para denunciar eventuais irregularidades no acordo financeiro.

O juiz Fernando Moreira Gonçalves, da 127ÂȘ Zona Eleitoral, responsĂĄvel pela decisão, argumentou que, para garantir equilĂ­brio na disputa eleitoral, é necessĂĄrio impedir o uso indevido dos recursos. O juiz determinou que o prefeito se abstenha de destinar qualquer valor do empréstimo que não se enquadre nas obrigações formais para a execução de obras ou serviços.

Mabel expressou preocupação com o possĂ­vel uso dos recursos para pagar fornecedores especĂ­ficos, ao invés de serem direcionados para obras pĂșblicas que estão paralisadas. "Sabemos como os pagamentos de Ășltima hora serão feitos. Vão pagar fornecedores que interessam a eles, e não à cidade", criticou.

O financiamento foi autorizado após uma intensa negociação em BrasĂ­lia, liderada por Rogério Cruz e pelo secretĂĄrio municipal de Governo, Jovair Arantes. As reuniões incluĂ­ram encontros com Olavo Noleto, secretĂĄrio-executivo da Secretaria de Relações Institucionais e um dos petistas goianos mais influentes no governo federal.

A velocidade na liberação do empréstimo levanta suspeitas sobre um possĂ­vel alinhamento polĂ­tico entre o PT e Rogério Cruz, o que pode resultar em uma dĂ­vida milionĂĄria para Goiânia. "Por que essa pressa de resolver isso da noite para o dia?", questionou Mabel.

Comunicar erro
Mosaic - Campanha ESG 728 x 90
Campanha Economia Secom Goias Set 2

ComentĂĄrios

Universitarias Club