Vice-governador de Goiás, Daniel Vilela engrossou, nesta quarta-feira (11/9), as trincheiras da batalha eleitoral travada por dois candidatos a prefeito pelo partido que ele preside no estado, o MDB. Ele participou de caminhadas em Morrinhos e Piracanjuba, onde Rogério Troncoso e João Barbosa, ambos ex-prefeitos destas respectivas cidades, trabalham para derrotar os atuais gestores, que concorrem à reeleição.
"Conversem com as pessoas. Expliquem que, com a vitória de Rogério, ele não medirá esforços para fechar parcerias com o Governo do Estado, que é o melhor avaliado de todo país", disse Daniel, ao final da caminhada, aos apoiadores do seu correligionário. "Ele e o governador Ronaldo Caiado irão ampliar os programas sociais em Morrinhos, além de trazerem mais investimentos em saúde, educação e em programas de qualificação profissional, capacitando a mão de obra local para as centenas de novas vagas de emprego que serão geradas", completou.
O vice-governador ainda confirmou à militância que nas próximas semanas, tanto o governador quanto a primeira-dama e coordenadora do Goiás Social, Gracinha Caiado, estarão no município para, em compromissos distintos, pedir votos e reforçar, junto à população local, o apoio de ambos ao candidato emedebista. Rogério Troncoso, além de vice-prefeito e prefeito de Morrinhos por quatro mandatos, também foi deputado estadual e, antes de se desincompatibilizar, trabalhava ao lado do governador, como assessor especial.
"Tenho uma enorme satisfação de estar com o adesivo do 15 [número do MDB] pregado aqui, no meu peito. Foi por este partido que comecei toda a minha trajetória política e, com a minha experiência, não tenho dúvidas de que vamos vencer as eleições", disse Troncoso. "Eu percebi tanto entusiasmo e tanta alegria nesta caminhada que posso dizer que ela já representa sua vitória em 6 de outubro", devolveu Daniel Vilela, que fez questão de cumprimentar, ao longo do percurso, dezenas de pessoas, além de atender inúmeros pedidos de fotos.
Piracanjuba
Também foi por meio de uma caminhada no centro da cidade de Piracanjuba que o vice-governador de Goiás manifestou publicamente seu apoio à candidatura do agropecuarista, policial federal aposentado e ex-prefeito João Barbosa (MDB). "É um gestor sério, honesto, que teve uma atuação irretocável como prefeito (2017-2020). Agora, com mais disposição e empenho, fará um segundo mandato ainda melhor", disse ele às pessoas que os acompanharam ao longo da avenida Dom Pedro II.
Entre rápidas conversas com comerciantes e moradores, Daniel ainda destacou que, se o emedebista for eleito, ele terá "todas as condições" de ser parceiro do Governo Estadual. "Nós estaremos ao seu lado para viabilizar projetos e programas nas áreas de habitação, saúde, infraestrutura e educação ", enfatizou o vice-governador, para em seguida, acrescentar: "Queremos ver uma cidade tão tradicional como Piracanjuba ter uma economia pujante, e um ritmo de desenvolvimento mais acelerado".
Justificando o lançamento de sua candidatura como um "clamor popular" – não à toa ele usa o slogan "Volta, João" -, o prefeitável emedebista disse que percebe a campanha crescendo dia após dia. "A aceitação dos eleitores é imensurável. Temos andado por todo o município, ouvindo sugestões e demandas dos moradores. Aqui a gente gasta a sola da botina", disse ele, em tom bem humorado.
Coligações
Rogério Troncoso (MDB), que encabeça a coligação "Morrinhos Merece Mais", buscou montar sua chapa conciliando experiência – foi prefeito por quatro mandatos – com a jovialidade do seu vice, o empresário, pecuarista e veterinário Mauro Netto, filiado ao União Brasil. Outras quatro legendas integram a coligação: Republicanos, Solidariedade, PP e PSD. Os deputados estaduais Virmondes Cruvinel (UB) e Cairo Salim (PSD) e o federal Célio Silveira (MDB) também participaram da caminhada desta quarta-feira.
Em Piracanjuba, a dobradinha é entre MDB, na cabeça de chapa, e o PL, representado pelo candidato a vice-prefeito Jailton Cunha, produtor rural. Além do apoio de Daniel e do senador Wilder Morais, presidente regional do PL, a dupla, que forma a coligação "Experiência e Coragem para Trabalhar" também tem a seu favor o respaldo de ex-prefeitos da cidade, como Naudiomar Elias de Souza.