Neste domingo, 6 de outubro, o ex-prefeito e ex-secretário de saúde Velomar Gonçalves Rios (MDB) foi eleito pelos catalanos para governar o município a partir de 1 de janeiro de 2025. A base para sua eleição foi a do atual prefeito Adib Elias Júnior, que conclui o quarto mandato e acredita-se um ciclo na cidade.
Velomar que já havia sido prefeito no mandato 2009-2012 e agora pós ter passado no comando da Secretaria Municipal de Saúde da atual gestão comandou a Coligação "A Força do Bem", composta pelos partidos MDB / UNIAO BRASIL / PP/ PODE / PMB / UNIÃO / SOLIDARIEDADE e PSD, recebendo o voto de 31.730 eleitores que ficou em segundo lugar, 11.089 votos de Renato Ribeiro dos Santos (PL), candidato pela Coligação "Acelera Catalão todos pela inovação", na 3ª posição Elder Galdino Pereira (Republicanos), da Coligação Trabalho Compromisso e Honestidade que obteve 9121 votos e a Professora Maria Ferreira de Moura (PT) da Coligação Frente Democrática de Catalão que ficou com 1.332 votos. Votaram em branco 1.865 eleitores e 1.269 eleitores anularam o voto.
Velomar Rios que terá ao seu lado como vice-prefeito o ex-secretário de administração Nelson Martins Fayad (União Brasil), fez uma campanha com a proposta de dar continuidade e dar um desenvolvimento sustentável nos próximos quatro anos, que governa o município até 01 de janeiro de 2025 a 31 de dezembro de 2028. Agora é esperar a formação do novo quadro de secretários para ver o peso do atual prefeito no próximo governo.
Com uma população de 114.427 habitantes e 74.797 eleitores registrados, Catalão testemunhou uma eleição marcada por alta abstenção e desafios logísticos típicos de um pleito, mas que foi concluída com sucesso.
O prefeito eleito, Velomar Rios, agradeceu a confiança dos eleitores e destacou em suas primeiras palavras que está comprometido em trabalhar por uma Catalão mais próspera e acolhedora.