No sábado (19/10), a Associação Goiana do Ministério Público (AGMP), por meio da sua Diretoria da Mulher e com o apoio do SAMP (Serviço de Assistência Médica aos Membros do Ministério Público), promove o evento "Outubro Rosa por Elas na AGMP". O encontro vai reunir cinco especialistas em diferentes áreas para debater sobre a saúde e o bem-estar feminino na Pós-Modernidade. O evento será realizado das 9h às 12h na AGMP, no Setor Bueno, em Goiânia.
A Diretora da Mulher da AGMP e promotora de Justiça, Alice Freire, relata que essa abordagem "é fundamental, pois ressalta a importância de cuidar da saúde da mulher, de forma sistêmica, preparando-a para os desafios da pós- modernidade ". A programação conta com temáticas diferentes : "Saúde Íntima da Mulher", "Saúde Mental da Mulher", "Beleza e Bem-estar da Mulher", "Saúde Nutricional da Mulher em suas várias fases" e, para encerrar, "Envelhecimento da Mulher é etarismo".
Todos os segmentos do evento, que conta com o apoio do SAMP (Serviço de Assistência Médica aos Membros do Serviço Público), acontecem com mulheres especialistas no tema. A responsável por debater saúde íntima feminina é a Dra Maria Gabriela Junqueira, ginecologista e obstetra, mestre em genética pela PUC-Goiás, especialista em ultrassonografia e em laser e cosmetologia.
Para elucidar sobre saúde mental, foi convidada a Dra. Lisa Pena, médica psiquiatra. Ela é especialista em Sexologia e Psicoterapia, além de preceptora na residência médica de psiquiatria. - Dra. Lisa Pena é docente no curso de Medicina da Unifan e atua em Psiquiatria Perinatal e Saúde Mental da Mulher.
Já na temática de beleza e bem-estar, a convidada é a Dra Hortência Freire Barcelos, médica pós-graduada em Dermatologia Clínica e Estética. Além disso, é especialista em tratamentos com alta tecnologia e rejuvenescimento íntimo.
No comando da saúde nutricional, está a Dra. Marília Afiune, nutricionista pela Universidade Paulista e especialista em saúde da mulher e fertilidade. Atualmente trabalha com gestantes e pós-parto e educação nutricional para mulheres.
No encerramento da programação para o dia 19, o evento traz a jornalista e roteirista Mariliz Pereira Jorge, chamada para debater sobre envelhecimento e etarismo. A mediação será da Diretora da Mulher da AGMP, promotora de justiça Alice Freire. Colunista da Folha de S.Paulo e do Canal Meio, ela escreve sobre atualidades, feminismo, igualdade de gênero, comportamento e política. Foi apresentadora da Rádio Globo e do MyNews. Participou da concepção de programas como Encontro com Fátima Bernardes e Simples Assim, na TV Globo.