O Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Estado de Goiás (SESCOOP/GO) completa, nesta segunda-feira (28/10), 25 anos de atividades. Até setembro, 902 atividades foram realizadas em 2024, 64.910 pessoas foram beneficiadas e 10.582 horas de atividades realizadas. Em toda a sua história, o SESCOOP/GO capacitou mais de 900 mil pessoas, realizou mais de 100 mil horas de atividades e contribuiu para que muitas cooperativas goianas atingissem alto nível de profissionalização e inovação.
O serviço foi criado em 1999 com o objetivo de contribuir para a autogestão das cooperativas. O SESCOOP/GO, que faz parte do Sistema S, trabalha com base na realidade das cooperativas atendidas e identifica as melhores soluções para o desenvolvimento dos negócios. Os trabalhos envolvem o monitoramento das coops, a formação profissional e a promoção social dos colaboradores, dirigentes e suas comunidades.
Luís Alberto Pereira, presidente do Sistema OCB/GO, explica que, a partir da criação do SESCOOP/GO, as cooperativas passaram a ter um instrumento de apoio na formação profissional. "A criação do SESCOOP/GO, em 1999, ajudou a impulsionar o cooperativismo goiano e nacional, pois foi fundamental na profissionalização do setor. Hoje, os aspectos de governança, capacitação profissional e formação de dirigentes e colaboradores são o diferencial que confere às cooperativas sustentabilidade e competitividade no mercado e fazem com que, em Goiás, o setor represente cerca de 10% do PIB."
Atuação
Leylle Dantas, coordenadora da Formação Profissional do SESCOOP/GO, explica sobre as áreas em que o serviço atua. "A área de desenvolvimento humano fomenta a formação profissional e capacitação dos colaboradores e cooperados, assim como a promoção social da comunidade. Realizamos várias ações, em parceria com as cooperativas." Como exemplos de ações estão as comemorações do Dia do Cooperativismo feitas em várias cidades do Estado e o Dia de Cooperar, em Goiânia. Ambos os projetos envolvem parcerias com diversas cooperativas, instituições e poder público.
Leylle acrescenta que faz parte das atividades do SESCOOP/GO o diagnóstico das cooperativas. Há plataformas que permitem às cooperativas gerar diagnóstico por meio de uma autoavaliação. Depois, esses dados são avaliados por analistas, que definem as soluções adequadas de desenvolvimento.
Impacto
Kamylla Roberta, gerente de Gente e Gestão do Sicoob Credseguro, entende que as capacitações foram importantes não só para sua própria carreira, mas para a cooperativa em que atua. "Entrei no cooperativismo como recepcionista e o SESCOOP/GO teve muita influência positiva no meu desenvolvimento profissional, até eu chegar como gestora de recursos humanos. Todas as capacitações que eu tive a oportunidade de participar contribuíram muito para eu adquirir habilidades voltadas para estratégia e que impactaram muito na minha formação profissional."
Kamylla argumenta que aplica as técnicas adquiridas com confiança e que consegue compartilhar o conhecimento com os colegas de trabalho, o que fortalece o sistema como um todo. "Hoje, todo nosso time comercial está sendo capacitado com o que tem de mais atual no mercado. São programas de treinamento que o SESCOOP/GO está subsidiando 100%". Para ela, com o SESCOOP/GO, "a cooperativa pequena, a média e a grande têm a mesma oportunidade de capacitação".
Sobre o Sistema OCB/GO
O Sistema OCB/GO é a instituição responsável pela representação, defesa, formação e desenvolvimento do cooperativismo em Goiás, também chamada de Casa do Cooperativismo Goiano. Reúne as duas entidades locais que trabalham pelas cooperativas do Estado:
- OCB/GO é o Sindicato e Organização das Cooperativas Brasileiras no Estado de Goiás. Defende os interesses institucionais, políticos e socioeconômicos do cooperativismo goiano. Atua no apoio técnico, acesso a mercado e fomento à inovação para as cooperativas e no apoio consultivo aos governos.
- SESCOOP/GO é o Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Estado de Goiás, braço educacional do Sistema, que promove formação e capacitação técnico-profissional do público cooperativista goiano (cooperados, empregados e dirigentes) e o monitoramento das cooperativas do Estado.
Fonte: Com Informações da Versa Comunicação Estratégica