Portal de Notícias Administrável desenvolvido por Hotfix

Turismo e Economia

Três Ranchos: Circuito Goiano de Pesca Esportiva, que distribui mais de meio milhão em prêmio promove final na cidade

Além de uma das maiores premiações do país, o circuito contou com um recorde de 180 equipes inscritas


Por volta das 7h da manhã, do último sábado (26/10), mais de 500 pescadores que fazem parte das mais de 180 equipes inscritas, de diversos estados e também do Distrito Federal, foram para um dos lagos mais famosos do país: o lago azul, da cidade de Três Ranchos em busca de capturaram os maiores exemplares para a principal disputa do Circuito Goiano de Pesca Esportiva, que a final de suas oito etapas (Três ranchos, Alexânia, Catalão, Niquelândia, Buriti Alegre, Luziânia e São Simão).

O organizador do evento Paulo Elthon - o conhecido Paulinho da Casa da Pesca, falou sobre o que cerca o circuito, onde vai muito além de uma competição ou da prática esportiva: "Graças a Deus, o Circuito vêm crescendo a cada ano. Hoje temos importantes apoios como do Governo de Goiás, Goiás Turismo, deputados: Rubens Otoni (Federal) e Gustavo Koppan Sebba (Estadual), que juntos destinaram R$ 670 mil, sendo que R$ 500 mil foi da atuação parlamentar do deputado Rubens Otoni (PT/GO) e de forma especial agradecemos a Prefeitura de Três Ranchos que nos ajuda muito e foi a primeira a acreditar na gente, através do prefeito Hugo Deleon. E nós não estamos apenas levando um pratica esportiva, mas também consciência ambiental, porque temos a premiação ecológica, através do recolhimento de resíduos e orientação sobre a preservação do peixe vivo nas escolas e também social com a arrecadação dos alimentos que são distribuídas as ações dos municípios!".


Para está edição foram doadas pelos pescadores, aproximadamente duas toneladas de alimentos. "Os alimentos foram adquiridos no comércio da cidade. E quem fez a doação dos alimentos, irão concorrer a uma lancha. Esse é o cuidados que temos com o nosso próximo. Uma ato social do Circuito para as cidades que tão bem nos recebem!".

Secretário Municipal de Fazenda e Turismo de Três Ranchos, Agnaldo de Oliveira Miguel, ressaltou a importância de eventos como esse para o seu município e também para todos os outros, onde ele passa: "Nossa alegria transborda com a realização de eventos, como esse, com mais de meio milhão em prêmios e, através deste estímulo a cidade enche de visitantes, movimentando o ramo imobiliário, o comércio, restaurantes. E feliz porque esse projeto que é o Circuito Goiano de Pesca Esportiva, nasceu aqui, dentro de Três Ranchos, e hoje, roda o estado inteiro e ajuda fomentar, não só a economia da nossa cidade, mas de todas cidades por onde passa!".

O Gerente de Marketing da Goiás Turismo, Alexandre Resende, que acompanha a rota do Circuito avalia a realização de eventos como esse para o Estado , o que faz com que o Governo de Goiás, seja um parceiro: "Temos acompanhado o crescente interesse de pescadores de diferentes regiões do país pelo potencial piscoso de nossos lagos e rios. Tanto que hoje, o Governo de Goiás, por meio da Goiás Turismo, é apoiadora de quatro diferentes torneios de pesca esportiva no estado. Esses eventos movimentam a economia das cidades onde são realizados, e permitem que mais turistas descubram as nossas belezas naturais, ao terem o contato inicial por meio da pesca esportiva".


A premiação foi um grande atrativo para que mais de 180 equipes de diversos estados, que além de Goiás, estiveram: Minas Gerais, São Paulo, Paraná, Mato Grosso e Distrito Federal. Foram mais de meio milhão de reais em prêmios, entre eles: oito lanchas Fribralar, acompanhadas de carretas Lumaq.


Na oitava rodada o ranking ficou com as 10 equipes que cumpriram a cota e obtiveram a maior pontuação através da somatório dos seus exemplares de tucunaré:


1° Lugar: Explosão Extrema – Catalão, GO


2° Lugar: Maré Forte/Monstro Jigs – Uberlândia, MG


3° Lugar: Imobiliária Rezende Fisgado pela Pesca – Três Ranchos, GO


4° Lugar: Garça Branca – Uberaba, MG


5° Lugar: CTR Pesca – Catalão, GO


6° Lugar: Peixe Bruto – Ribeirão Preto, SP


7° Lugar: Metalboat – Catalão, GO


8° Lugar: Agropecuária Senju – Araguari, MG


9° Lugar: Peixe Garrancho – Catalão, GO


10° Lugar: Master Fishing Super Mix – Uberlândia, MG


Na rodada, o prêmio de maior peixe foi para a equipe Peixe Bruto que vieram da cidade de Ribeirão Preto -SP.


O vice-prefeito e prefeito eleito Haroldinho Calaça Coelho (UB), enalteceu a relevância dos eventos para o turismo num todo da cidade: "Vejo em eventos, como é o Circuito Goiano, muito além de apenas um evento, vejo como um cartão de visita a todos os visitantes que aqui estão competindo. Eles chegam aqui, são bem tratados, acolhidos com muito carinho e atenção, veem todas as riquezas naturais, nossa gastronomia, comércio, as casas de veraneio, pousadas, e interagem conosco com o prefeito, comigo, com nossos secretários, vereadores e retornam e outros momentos e ainda propagam o nome da nossa cidade em seus estados e cidades e isso é fundamental para nós. Além do retorno econômico para a cidade , em todas as áreas, durante a semana que movimenta muito a cidade!".


Para a final de arremessos, os troféus foram para:


1° Lugar: Vitão da Rota da Pesca


2° Lugar: Dolfim de Catalão


3° Lugar: Matheus Casa da Pesca


4° Lugar - Marcelo


5° Lugar: Júnior de Perdilândia


O prefeito Dr. Hugo Deleon de Carvalho Costa (UB) que é pescador e apaixonado declarado pela pesca esportiva, comemorou o título que a cidade ganhou de a capital da pesca esportiva de Goiás, enfatizando a importância do peixe vivo: "A nossa pequena cidade de Três Ranchos mostra que é grande quando realiza esse evento que é um dos maiores do país e se torna uma grande vitrine que traz esporte, cultura, lazer e conscientização ambiental. O peixe vivo vale mais que o peixe morto. Se fosse o peixe morto estaria na mesa de poucas pessoas e vivo, olha a economia, olha o nosso comércio, restaurantes, as casas de veraneio, olá a nossa cidade como está movimentada. Então é Três Ranchos se consolidando como a capital da pesca esportiva".


O prêmio de "Mérito Ecológico" foi para a Equipe Bililicos. E os integrantes celebraram as recorrentes vitórias com entusiasmo, uma vez que já conquistou o podium, por cinco anos consecutivos.

E o momento mais aguardo da noite foi a classificação do ranking geral que premiou as 20 melhores equipes, sendo elas:


1° Imobiliária Rezende Físgados Pela Pesca - 1.147,5 pontos


2° lugar: Presa Viva Peixe Bruto - 1.245 pontos


3° lugar: Marine Pro Team - 1.240 pontos

4° lugar: Maré Forte Mostro Gigs - 1.231 pontos

5° lugar: MG Náutica - 1.229,5 pontos

6° lugar: Rota da Pesca MG Náutica - 1.227, 5 pontos

7° lugar: WGL Vale Fishi Team - 1.212 pontos

8° lugar: Araguaia Náutica - 1.202 pontos

9° lugar: Relampejo - 1193, 5 pontos

10? lugar: Adrenalina Metal Firte - 1.192,5 pontos

11° lugar: Estúdio Team MG Náutica - 1.191 pontos

12° lugar: MPA Fishi - 1.181 pontos

13° lugar: Presa Viva Esporte Fish - 1.177 pontos

14° lugar: Iguara Fishi - 1.166 pontos

15° lugar: Troncos Fishi - 1.163 pontos

16° lugar: Novaes Fishi - 1.159 pontos

17° lugar: Rizo Transportes - 1.157 pontos

18° lugar: Serra do Facão MG Náutica - 1.154 pontos

19° lugar: Barco Metal Forte - 1.153 pontos

20° lugar: Dois Irmãos - 1.152,5 pontos

O título principal ficou com os pratas da casa, título muito celebrado pelos triranchenses.


Os cobiçados troféus que vão para os pescadores que capturam o maior exemplar de todo o circuito, foi para a equipe Stend Fishi, que pegou o gigante da temporada, um tucunaré de 64,5 centímetros!

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!