O Jardim do Cerrado IV é palco, nesta terça-feira (29/10), de mais uma edição do Goiás Social em Goiânia. Coordenado pelo governo estadual, por meio do Gabinete de Políticas Sociais (GPS), o evento oferece serviços gratuitos à população, além de 900 vagas de emprego na região Oeste, com entrevistas de um hipermercado no local. Também estão disponíveis para resgate, ao longo do dia, 421 cartões de programas sociais.
Presente na solenidade de abertura, o governador Ronaldo Caiado destacou a importância de facilitar a vida do cidadão, por meio da estrutura itinerante. "Estamos aqui hoje e voltaremos outras vezes para trazer o que a população espera de nós, que é a transferência do governo para mais perto, atendendo todas as famílias carentes", disse. O atendimento segue até às 17 horas, no campo de futebol do setor.
Caiado realizou a entrega dos primeiros benefícios para as famílias presentes. Uma das contempladas com o Mães de Goiás foi a jovem Jaqueline Rodrigues da Silva, mãe de duas crianças. Desempregada há mais de um ano, ela conta com o auxílio mensal de R$ 250,00 para cuidar dos filhos. "Vai ajudar demais. Com duas crianças em casa, as coisas não são fáceis", disse, antes de deixar o local diretamente para comprar fraldas e comida.
Aos 60 anos, Deusuíta Silva recebeu das mãos do chefe do Executivo o cartão Dignidade, que repassa R$ 350 mensais a pessoas idosas com nome no Cadastro Único (CadÚnico) do governo federal e sem aposentadoria. "Vivo com a ajuda dos meus filhos. Tenho cinco. Mas ultimamente moro sozinha, então esse dinheiro vai ajudar muito. Fará uma diferença boa", relatou a moradora do Conjunto Vera Cruz.
Entre os serviços mais procurados, destaca-se a área de saúde. São consultas oftalmológicas, ultrassonografia, eletrocardiograma e encaminhamento para outros exames e cirurgias, aferição de pressão e de glicose. Crianças de 9 a 14 anos também podem receber a vacina contra HPV. Na área do esporte e lazer, o governo anunciou a abertura de 600 vagas do projeto de artes marciais Construindo Campeões para atender a região.
Emprego
O secretário da Retomada, César Moura, aproveitou o Goiás Social para reforçar à população estão abertos diversos cursos gratuitos de qualificação profissional, por meio dos Colégios Tecnológicos (Cotecs). "Oferecemos inclusive uma bolsa para que a pessoa possa pagar sua alimentação, solucionar todas as dificuldades para concluir o curso e se tornar um trabalhador ou um empresário", explicou.
Com Informações da Secretaria de Comunicação - Governo de Goiás