Anhanguera celebra 71 anos de desenvolvimento e de história da cidade com um momento cívico na manhã desta terça-feira (05/11), na Avenida Belchior de Godoy em frente à sede da Prefeitura Municipal. O momento cívico contou com hasteamento da bandeira do Brasil, do Estado de Goiás e de Anhanguera, apresentações musicais das bandas Pedro Geraldino Ferreira e a Banda Musical do Bombeiro Mirim e lembranças à história de cidadãos que atuam na cidade há mais de sete décadas. "Reunimos moradores, lideranças comunitárias e autoridades locais para confraternizar e celebrar os marcos da cidade", destacou o prefeito de Anhanguera, Marcelo Paiva.
Cuidado contínuo
Durante o momento cívico, o gestor anhanguerino Marcelo Paiva destacou as conquistas dos últimos anos: "A entrega de mais de 30 casa populares, a identidade econômica como o novo pórtico da entrada da cidade, a iconografia econômica do Projeto Limão Taiti, obras, ampliações e investimentos na Escolinha Joãozinho e Maria e no Centro de Educação Infantil Sonia Maria Dias, novo laboratório de informática, merenda escolar de referencia, saúde de ponta, a revitalização do Estádio Municipal Bananão, na zona rural a Ponte sobre Córrego Ronaldo e dentre outras. São obras que trazem benefícios para a cidade e evidencia o nosso desenvolvimento. "
Histórico
O município de Anhanguera, pertenceu a Sesmaria de Campo Limpo, atual cidade de Goiandira. A região era uma pequena extensão de terras adquiridas pelo Coronel Onofre Ferreira da Sesmaria de Campo Limpo, a gleba de terras passou a ser conhecida como Fazenda Santa Rosa. As terras da Sesmaria de Campo Limpo, adquiridas por Onofre Ferreira, viriam a ser, onde se formaria a atual cidade de Anhanguera, a partir de 1930, sob a influência da estrada de ferro na região a partir de 1913.
A história do Sudeste Goiano, a partir do início do século XX, é a história da estrada de ferro em Goiás. Grande parte de suas cidades originou-se de antigas estações ferroviárias (Estevam, 1998). A região onde hoje se localiza o município de Anhanguera - GO foi a primeira a ser servida pela Estrada de Ferro Goiás. A Estrada de Ferro Goiás, contava com duas estações, a Estação Engenheiro Bethout às margens do rio Paranaíba em Minas Gerais no quilômetro 53 e a Estação Anhanguera às margens do ribeirão Pirapitinga no quilômetro 54. Na região além de Anhanguera formou-se as margens do rio Paranaíba no estado de Minas Gerais, um povoado em torno da Estação Engenheiro Bethout. O povoado foi formado por turmeiros, comerciantes sírios e libaneses, que vieram para a região comercializar através da estrada de ferro. Havendo assim um comércio intermediário no povoado.
A Estação Anhanguera estava localizada às margens do ribeirão Pirapitinga na Fazenda Santa Rosa do Coronel Onofre Ferreira. A formação de um núcleo populacional em torno da Estação a partir de 1913, não foi possível devido à resistência de Onofre Ferreira em permitir ocupação populacional em suas terras. Anhanguera até final da década de 1950 recebeu comboios de carro-de-bois; eles vinham até a Estação Anhanguera, trazer e buscar mercadorias. Podemos analisar a presença do carro-de-bois, como um jogo de relação, onde um serviria aos propósitos de expansão do outro. Pois havia ainda nesse período um vasto território que não era alcançado pela ferrovia e o carro-de-bois fazia todo esse caminho. O meio de transporte trazia até a Estação de Anhanguera, toda a produção proveniente da região de Corumbaíba e de outras regiões como, Caldas Novas, Marzagão, Clube Azul e Buriti Alegre. A Igreja Nossa Senhora Aparecida, foi uma das primeiras construções realizadas na cidade, ela ficava próxima a Casa de comércio Godoy, que se localizava próximo a Serra. Com a abertura das terras para formação de um núcleo populacional, Anhanguera cresce aos fundos da igreja. Na década de 1990, é realizada uma reforma na Igreja Nossa Senhora Aparecida e nesse processo e mudada a direção da porta mesma.[8]
Anhanguera foi oficialmente reconhecida como distrito de Cumari em 11 de fevereiro de 1948, pela lei municipal nº 15. Cinco anos depois, em 5 de novembro de 1953, ela foi desmembrada pela lei estadual nº 857, tornando-se município autônomo.[9]