Cumprindo a missão de acelerar a empregabilidade e atrair trabalhadores para a capacitação profissional, o Governo de Goiás encerrou neste sábado (9/11) a 1ª etapa do Feirão de Empregos do Colégio Tecnológico de Goiás (Cotec). Durante três dias, o evento alcançou 8.856 atendimentos, entre encaminhamentos para vagas, entrevistas com candidatos e serviços gratuitos para a comunidade, nas nove unidades em que o evento foi realizado, em Goiânia e outras sete cidades: Ceres, Uruana, Jaraguá, Goianésia, Goiatuba, Cristalina e Porangatu.
Projeto do Goiás Social, por meio da Secretaria da Retomada, o Feirão concentrou mais de 10 mil vagas de emprego em todo o estado, pelo aplicativo Minha Vaga. Quem preferiu encaminhamento presencial foi atendido nas sedes dos Cotecs que integraram essa primeira fase do evento e saiu com a chance de contratação em mãos.
Muitos trabalhadores passaram pela entrevista de emprego no próprio evento para vagas em supermercado e rede de fast food. Geraldo Laerte Mendes saiu do Cotec do Parque Amazônia com uma carta de encaminhamento para trabalhar de zelador no Setor Norte Ferroviário. "Essas ações do Governo de Goiás são muito boas pra nós. Você vai na firma, tem que ficar correndo pra todo lado. Aqui a gente já sai quase empregado", afirmou.
Em Goianésia, Murilo César Rodrigues e Lucas Gabriel saíram animados com a chance de um novo emprego. "Sou pai de família, que precisa trabalhar, vim aqui e estou esperançoso de que vou conseguir uma oportunidade", contou Gabriel. "Fiquei sabendo pela televisão e acho uma excelente iniciativa para incentivar as pessoas a mudarem de vida", destacou Rodrigues.
"Esse Feirão é uma grande iniciativa do Governo do Estado para preencher as vagas de emprego e colocar a economia do nosso estado pra girar. Quando incentivamos o uso do aplicativo Minha Vaga, facilitamos as entrevistas com candidatos e oferecemos qualificação, tudo no mesmo local. Estamos acelerando a empregabilidade e fomentando a renda das famílias goianas", destacou o secretário da Retomada, César Moura.
Oficinas
As oficinas de recheio de panetone e customização de roupas foram grandes atrativos para o público do Feirão. No Cotec do Parque Amazônia, em Goiânia, formaram-se turmas de hora em hora. Os instrutores ensinaram como fazer, como embalar e ainda como precificar o produto e o serviço; uma forma de encorajar os alunos a iniciar uma atividade por conta própria para aumentar a renda familiar.
Rita Ribeiro fez a oficina de recheio de panetone e saiu empolgada para começar a vender o produto. "Aprendi a rechear, a embalar, amarrar e fazer as coberturas. Foi maravilhoso", elogiou. Suelen Pantoja acrescentou: "A aula é muito prática, dá vontade de comer o panetone e de montar meu negócio, super indico".
O público também teve acesso a serviços gratuitos nas áreas de saúde, com aferição de pressão e índice de massa corpórea (IMC); e de beleza, com corte de cabelo e esmaltação de unhas. A iniciativa é uma forma de preencher as horas extracurriculares de alunos que estão se capacitando para essas atividades, além de atrair jovens e adultos para conhecer os cotecs e toda a estrutura que oferecem para profissionalização.
Juliana Ribeiro, estudante da rede pública estadual, escovou os cabelos e aproveitou a massagem. "Muito bacana o colégio trazer a gente aqui. Eu mesma não conhecia o Cotec e nem os cursos", afirmou a jovem.
Cursos
Entre os cursos ofertados para quem foi até uma das nove sedes do Feirão, estavam os de Confeiteiro: Panetones e Chocolate; Costura Criativa: Mesa Posta Natalina; Modelagem para Alfaiataria; Cuidador de Idoso; Alongamento de Unhas e Design e Operador de Caixa. As capacitações foram planejadas para preencher vagas abertas em grande quantidade e também para incentivar o cidadão a aumentar a renda trabalhando em casa.
No Cotec do Real Conquista, o jovem Luiz Felipe de Oliveira fez a inscrição no curso de Informática Básica. "Hoje eu vejo esse curso como uma oportunidade de agregar a uma outra área e conseguir uma boa colocação no mercado", disse ele.
Também no Real Conquista, Karen Gonçalves foi em busca de trabalho: "Já estou saindo com uma carta pra uma entrevista de emprego. O Feirão é muito importante porque traz muitas oportunidades".
Mais feirão
A segunda etapa do Feirão de Empregos será realizada nos dias 21, 22 e 23 de novembro, nas unidades do Cotec em Anápolis, Catalão, Santa Helena, Palmeiras de Goiás, Piranhas, Caiapônia, Cidade de Goiás e Formosa. Em todos os locais, o encaminhamento ao emprego e a qualificação profissional serão ofertados junto com oficinas profissionalizantes e serviços gratuitos à comunidade, nos mesmos moldes desta primeira fase do evento.