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Infraestrutura Elétrica

Tecnologia no campo: Equatorial Goiás reforça comunicação via satélite e internet para atendimento de ocorrências

Sistemas modernos garantem agilidade no contato entre equipes e Centro de Operações Integrada para acelerar recuperação do sistema elétrico até mesmo em áreas remotas


A Equatorial Goiás vem implementando desde 2023 um extenso processo de modernização em suas operações no campo. A iniciativa busca, não apenas, atualizar a infraestrutura elétrica, mas também aumentar a eficiência e a segurança dos serviços oferecidos aos clientes que vivem na zona rural. A modernização abrange diversas frentes, incluindo o reforço dos meios de comunicação e o uso de novas tecnologias. Com isso, é possível agilizar atendimentos de ocorrências que garantem um fornecimento de energia mais estável e confiável, mesmo nas áreas mais remotas do estado.
A comunicação eficiente é essencial para o funcionamento seguro e eficaz da rede, especialmente em áreas rurais de difícil acesso. Pensando nisso, a concessionária implementou sistemas de comunicação via rádio e satélite, permitindo que as equipes em campo mantenham contato constante com os centros de operações na regional e na capital. "Essa tecnologia nos permite enviar e receber mensagens e fazer chamadas em tempo real, independentemente da localização", afirma o gerente Regional de Serviços Técnicos e Comerciais de Rio Verde, Marcus Thomé.
Os sistemas de comunicação via satélite são ainda mais importantes em áreas onde a cobertura de telefonia móvel é limitada ou inexistente. Através dessa tecnologia, as equipes conseguem conversar, trocar informações e atualizar sobre o andamento de uma ocorrência mesmo a quilômetros de distância e sem qualquer sinal de 3G, por exemplo. "Com a comunicação via satélite, garantimos que nossas equipes estejam sempre conectadas, podendo responder rapidamente a qualquer emergência ou necessidade de manutenção", destaca Marcus. Essa tecnologia é um pilar fundamental para assegurar que mesmo as áreas mais isoladas não fiquem desassistidas, reforçando a prontidão das equipes em campo", salienta Marcus.
Monitoramento em tempo real

Com mais de 200 municípios e uma vasta área de acesso remoto em Goiás, a Equatorial Goiás enfrenta o desafio de garantir a eficiência e a continuidade do fornecimento de energia em todo o estado, até mesmo naqueles locais onde a rede está dentro de matas fechadas e em cima de rios. Para superar esses obstáculos, a concessionária implementou inovações, sendo uma delas o chamado "Autotrack". Ele permite monitorar em tempo real a localização e o desempenho dos veículos e equipamentos em campo. O sistema fornece dados precisos sobre a movimentação e o status dos equipamentos, permitindo uma gestão mais eficiente e uma resposta mais rápida durante um atendimento em campo. "Com o Autotrack, podemos otimizar nossas rotas, reduzir o tempo de resposta e garantir que nossos recursos sejam utilizados da maneira mais eficaz possível", afirma o gerente.
Para melhorar ainda mais a conectividade em regiões remotas, a distribuidora adotou o sistema Starlink, que fornece internet de alta velocidade via satélite. A internet de alta velocidade é essencial para a comunicação e o monitoramento eficazes durante as operações no campo. O Starlink permite que as equipes, em áreas rurais, acessem informações em tempo real, enviem relatórios e se comuniquem com os centros de operação sem interrupções. "Essa conectividade avançada nos permite melhorar a coordenação e a eficiência de nossas operações, mesmo nas regiões mais isoladas", explica Thomé.
A modernização das operações no campo trouxe inúmeros benefícios. "Com as novas tecnologias, conseguimos reduzir significativamente o tempo de resposta a emergências e melhorar a eficiência geral das nossas operações", afirma Marcus. A introdução de tecnologias de ponta não só agiliza as operações, mas também assegura que as áreas rurais recebam um serviço contínuo e confiável, melhorando a qualidade de vida dos residentes.
Além disso, a conectividade aprimorada permitiu uma melhor coordenação entre as equipes em campo e o Centro de Operação Integrada. "Essa comunicação eficiente é crucial, especialmente em áreas rurais", destaca o gerente.
Foco na reconstrução
No trabalho de reconstrução do sistema elétrico de Goiás, foram investidos mais de R$ 2 bilhões na área de concessão somente em 2023. A companhia entregou cinco novas subestações, modernizou e ampliou 161 unidades. Um exemplo é a?ampliação e modernização da Subestação São Miguel, em São Miguel do Araguaia.?A unidade recebeu investimentos de aproximadamente R$ 4 milhões e beneficiará todo o município, que terá mais disponibilidade e confiabilidade no fornecimento de energia.?A concessionária construiu também seis novas linhas de distribuição de alta tensão, além da reforma de outras quatro.
No primeiro semestre de 2024, foram concluídas mais de 160 mil obras, 99% além do programado. No segundo trimestre deste ano, as metas foram superadas em 152%. Já no terceiro trimestre, a meta foi batida em 174% das obras concluídas e quase 190 mil obras finalizadas. ?
Sobre a Equatorial Goiás??
A Equatorial Goiás é uma empresa que pertence ao Grupo Equatorial, uma holding brasileira do setor de utilities, sendo o 3º maior grupo de distribuição de energia do País, com 7 concessionárias que atendem mais de 56 milhões de pessoas. Somente em Goiás são cerca de 3,5 milhões de pessoas atendidas, localizadas em 237 municípios do Estado e abrangendo 98,7% do território estadual, com cobertura de uma área de 336.871 km².

Com Informações da Gerência Comunicação Externa e Marketing da Equatorial Goiás

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