Para proporcionar mais conforto ao usuário, a Eco050 iniciou, no último mês, obras de reparo no pavimento do trecho mineiro da BR-050. Com investimentos previstos para os próximos dois anos, serão executadas intervenções como fresagem e recapeamento, instalação de drenos, reciclagem de base e reparo profundo. O intuito é ampliar a trafegabilidade e a segurança ao usuário, principalmente para o período chuvoso e noturno.
A primeira fase das obras prevê investimentos de R$ 29 milhões no lote que compreende os municípios de Uberaba e Delta, no trecho que vai do km 180 ao 207, em ambos sentidos da pista. Até dezembro deste ano, serão trabalhados 92 km de rodovia, o que também inclui o lote entre Uberlândia e Uberaba.
Para maior segurança de colaboradores e motoristas, sempre que necessário, faixas e acostamentos serão devidamente bloqueados e sinalizados para garantir a segurança viária. Em caso de interrupções no tráfego, o trecho será devidamente sinalizado com cones, placas indicativas, homens-bandeira e viaturas de inspeção.
Informações a respeito da execução das obras, bem com locais e horários de interdições, podem ser conferidas no site www.eco050.com.br, por meio do Twitter @eco050, através dos Painéis de Mensagem Móvel Variada (PMVs) ao longo da rodovia ou pelo 0800 940 0700.
SUSTENTABILIDADE E SEGURANÇA
Além de melhorias na trafegabilidade, por meio de um pavimento novo e mais regular, as obras de manutenção e reparo da pista trarão maior segurança aos usuários. Isto porque, junto com o asfalto tradicional, a concessionária também usará o asfalto-borracha durante os trabalhos de recapeamento.
Entre os benefícios que esta tecnologia traz ao usuário estão a redução no risco de aquaplanagem e a melhoria da frenagem e da aderência dos veículos. O asfalto-borracha também é menos suscetível à formação de ondulações em comparação ao asfalto comum, o que ajuda a evitar, por exemplo, as chamadas trilhas de rodas.
Outra vantagem do asfalto-borracha está em sua maior durabilidade, na medida em que é mais resistente aos danos causados pelo tráfego e pelas intempéries, como chuva e vento. Isso ajuda a diminuir o aparecimento de buracos e outras irregularidades que prejudicam o tráfego.
O asfalto-borracha é fabricado com pó de borracha moída oriunda de pneus velhos, o que vai ao encontro das políticas de sustentabilidade praticadas pela Eco050 e pelo Grupo EcoRodovias.
ENTENDA O QUE SERÁ FEITO
Instalação de drenos de pavimento – Dispositivos que garantem o escoamento da água, direcionando-as para fora do leito da rodovia. Também impedem que a água existente na área externa penetre na rodovia.
Fresagem e recapeamento - Fresagem é a remoção pavimento por meio da retirada de uma ou mais camadas de asfalto. Recapeamento é o processo de repavimentação da área trabalhada.
Reciclagem de Base – Processo de restauração com reaproveitamento total ou parcial do revestimento existente.
Reparo profundo – Intervenção no pavimento asfáltico que atinge a camada de base e pode chegar até o subleito, cuja execução se faz por processo mecânico.
Fonte: Com informações da Assessoria de Comunicação Social Eco050