A população de Campos Verdes, no Norte goiano, comemorou a conquista de 44 novas moradias entregues pelo Governo de Goiás nesta sexta-feira (27/12), no Residencial Maguito Vilela, como parte do programa Para Ter Onde Morar – Casas a Custo Zero, do Goiás Social. Os contemplados receberam as chaves das mãos do vice-governador Daniel Vilela.
"Esse programa é o mais transformador que existe para famílias, principalmente as que vivem em situação de grande vulnerabilidade social", afirmou. O investimento no município foi superior a R$ 5 milhões, por meio do Goiás Social, da Agência Goiana de Habitação (Agehab) e da Secretaria de Estado da Infraestrutura (Seinfra).
As habitações foram construídas com recursos do Fundo de Desenvolvimento Social (FDS) e entregues gratuitamente a famílias que não possuem condições de acessar financiamentos imobiliários. Por isso, elas tiveram que comprovar renda de até um salário mínimo e passaram por uma rigorosa análise de documentos.
No caso de Campos Verdes, há previsão de uma nova etapa do programa, tendo em vista que a prefeitura doou novos lotes para as obras. "Em 2025, com a disponibilidade de terrenos cedidos pela prefeitura, vamos trabalhar juntos para construir mais casas aqui na cidade de Campos Verdes", salientou Daniel.
A Agência Goiana de Habitação (Agehab), responsável pela execução do programa, também coordena outras ações de impacto no setor habitacional, como o Aluguel Social, que atualmente atende 30.325 famílias em 108 municípios, e o Crédito Parceria, que já entregou mais de 12 mil unidades habitacionais e 46 equipamentos comunitários desde 2019.
Sonho concretizado
Entre os beneficiados pela entrega das 44 casas está Edilaine Santos Silva, de 27 anos, mãe de três filhos. Sem condições de fazer um financiamento, ela agora poderá deixar o aluguel. "Essa casa é um recomeço para minha família. Agora posso planejar o futuro com mais tranquilidade", disse, emocionada, ao receber as chaves.
Ainda em Campos Verdes, foi entregue a reforma e adequação do ginásio de esportes, realizada com recursos do Governo do Estado, por meio da Agência Goiana de Infraestrutura e Transportes (Goinfra). Foram destinados mais de R$ 2,5 milhões para a execução da obra, que agora atenderá a população do município e da região.