Na última terça-feira, 3, o deputado estadual Jamil Calife (PP) apresentou um projeto de lei que declara como de Utilidade Pública a Associação de Pais e Amigos do Autista de Catalão e Região (AMA-TEA). A iniciativa reconhece a importância da entidade no apoio às pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e suas famílias.
O Transtorno do Espectro Autista (TEA) abrange condições que afetam o comportamento social, a comunicação e a linguagem, além de apresentarem padrões repetitivos de interesses e atividades. Com frequĂȘncia, indivíduos com TEA convivem com condições associadas, como epilepsia, depressão, ansiedade e transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH).
O transtorno do espectro autista (TEA) é um conjunto de condições neurológicas que se manifestam em pacientes que se enquadram dentro de um conjunto de sintomas associados ao autismo. É comum que indivíduos diagnosticados com TEA enfrentem comorbidades, como depressão, ansiedade e dificuldades em controlar as emoções.
A AMA-TEA é uma associação civil filantrópica, beneficente e sem fins lucrativos, dedicada à assistĂȘncia social, cultural e educacional, com sede em Catalão, GoiĂĄs. Sua missão é promover a inclusão, defender direitos e conscientizar a sociedade sobre o autismo, além de oferecer suporte às famílias.
O trabalho da AMA-TEA é fundamental para pais e cuidadores de pessoas com transtorno do espectro autista (TEA), pois proporciona apoio emocional, atividades terapĂȘuticas e educativas, além de realizar eventos e campanhas de conscientização. A entidade também busca parcerias com instituições públicas e privadas para garantir projetos que ampliem o atendimento e o bem-estar da comunidade autista.
Ao apoiar a AMA-TEA, Jamil Calife reforça seu compromisso com a inclusão social e com o bem-estar das pessoas que se enquadram, em qualquer condição, com necessidades especiais, reafirmando sua dedicação em promover acolhimento, respeito e qualidade de vida para a população goiana.