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Catalão: Educadores da rede pública concluem formação do projeto gratuito de aprendizagem criativa ArteLab

Iniciativa da Evoluir, com patrocínio da John Deere, promove a capacitação dos professores e a doação de kits pedagógicos para incentivar a criatividade e o protagonismo dos alunos

Por Redação Carlos Duarte - Informações: Pietra Assessora de imprensa em 11/12/2024 às 23:22:31

Cultura da experimentação, criatividade, aprendizado "maker", incentivo ao protagonismo e novas tecnologias pedagógicas. Esses foram alguns dos temas abordados na jornada formativa promovida pelo projeto ArteLab para 40 educadores de 18 escolas da rede pública de Catalão (GO) e que deve beneficiar mais de 5 mil alunos no município.

Implementado pela Evoluir - empresa que gera valor e impacto social por meio de iniciativas educacionais, culturais e socioambientais na perspectiva da Educação Integral – e com o patrocínio da John Deere e apoio da Secretaria Municipal de Educação, o ArteLab traz para a educação integral todos os benefícios da chamada aprendizagem "maker". Moderno recurso pedagógico, é uma técnica que convida os estudantes a literalmente colocarem a "mão na massa" como forma de desenvolver competências alinhadas à Base Nacional Comum Curricular, a BNCC.

"Além de conceitos importantes para uma abordagem multidisciplinar de temas como o exercício da criatividade, cultura digital e pensamento computacional, nas 18 horas de atividades realizadas de maio a novembro os professores receberam ainda todas as orientações de como explorar em sala de aula os recursos da T-box, uma caixa com materiais para experiências práticas com os alunos que é doada pelo projeto", conta Thaís Buratto, coordenadora do ArteLab na Evoluir.

Thaís acrescenta que, no último módulo de formação, os professores criaram um robô artista, inclusive com o uso de materiais recicláveis. "Também conversaram em grupos sobre os aprendizados e fizeram uma avaliação do ArteLab e suas possibilidades, além de compartilhar o interesse dos alunos pelas ações já implementadas. Tivemos ainda uma Feira Maker, onde os educadores expuseram suas criações ao longo da capacitação. Foi muito gratificante perceber o engajamento de todos e o entusiasmo em aplicar as atividades com os estudantes".

"O projeto da Artelab ofereceu a nós, professores, uma experiência que ampliou ainda mais nossos conhecimentos e nos motivou a integrar a robótica ao nosso planejamento pedagógico", diz Lawanny Cristina de Azevedo, professora da Escola Municipal Gleice Martins do Nascimento. "Durante o curso, adquirimos novas habilidades em programação e montagem de sistemas robóticos, além de aprender a aplicar esses conceitos de forma prática e criativa com nossos alunos. A interação com outros educadores e a troca de experiências também foram fundamentais para enriquecer nossas abordagens em sala de aula. Foi um curso muito proveitoso e agradeço a oportunidade".

"Foi uma experiência única! No início, foi desafiador, mas à medida que avançavam as etapas do projeto Artelab, inspirei-me a colocar em prática minhas ideias com meus alunos", conta Jaciana Pereira da Silveira, professora do 4° ano da Escola Municipal Santa Inês. "Foi uma experiência enriquecedora, que permitiu compartilhar conhecimentos e inspiração. A recepção dos alunos foi surpreendente, pois estavam muito empolgados em descobrir várias possibilidades de desenvolver protótipos, associando teoria e prática, demonstrando curiosidade e interesse pela combinação de arte e tecnologia.

Jaciana acrescenta que o Artelab traz benefícios significativos. "Ele desenvolve a criatividade e a resolução de problemas, ajuda a aperfeiçoar as habilidades técnicas e científicas, estimula a colaboração e o trabalho em equipe, além de fomentar o pensamento inovador. Foi incrível testemunhar o quanto o projeto motivou e inspirou meus alunos. Eles queriam construir algo novo todos os dias! Esta oportunidade enriqueceu minhas práticas pedagógicas, permitindo-me educar e inspirar futuras gerações", conclui.

Participaram desta edição do ArteLab em Catalão as escolas CAIC São Francisco de Assis, Escola Municipal Alba Mathias Mesquita, Escola Municipal Antônio Pinheiro Santos, Escola Municipal Arminda Rosa de Mesquita, Escola Municipal Cristina de Cássia Rodovalho, Escola Municipal Dario Pires, Escola Municipal Deputado Wison da Paixão, Escola Municipal Frei João Francisco, Escola Municipal Gleice Martins do Nascimento, Escola Municipal Inês Dias da Silva, Escola Municipal José Sebba, Escola Municipal Maria Barbara Sucena, Escola Municipal Netto Paranho, Escola Municipal Nilda Margom Vaz, Escola Municipal Nilza Ayres Pires, Escola Municipal Pedro Netto Paranhos, Escola Municipal Professora Maria Conceição Martins Silva e Escola Municipal Santa Inês.

Sobre o ArteLab

ArteLab é um projeto desenvolvido pela Evoluir que leva às escolas e organizações sociais uma metodologia de aprendizagem criativa e maker, apoiada no fazer lúdico e mão na massa. Estimula o desenvolvimento de habilidades e competências e de mentalidades curiosas, criativas e propositivas. Seu conteúdo agrega conceitos do STEAM (Science, Technology, Engineering, Arts and Mathematics) - metodologia de ensino norte-americana que busca integrar conhecimentos de artes, ciências, tecnologia, engenharia e matemática para preparar os alunos para os desafios futuros como cidadão – e a técnica CDF (Conheça, Desenhe e Faça), uma nova abordagem do STEAM que trabalha a curiosidade, a pesquisa e a mão na massa. Tudo alinhado às competências da BNCC – Base Nacional Comum Curricular.

As chamadas T-Box, distribuídas às escolas, trazem materiais variados, divididos nas categorias eletrônicos, ferramental e estrutural, incluindo suportes de pilhas, LEDs, motores, alicates, madeiras, arames, entre outros, que podem ser usados para uma infinidade de experiências pedagógicas criativas. Os materiais de apoio englobam ainda o guia ArteLab – Experiência Criativa e a plataforma ArteLab online, para formação complementar, com conteúdo e materiais referenciais, dicas de atividades, roteiros de projetos criativos e sugestões de materiais alternativos para a execução das atividades. Também são entregues kits de programação, para apresentar a criançada ao mundo da tecnologia e estimular o desenvolvimento do pensamento computacional.

Fonte: Com Informações da Pietra Assessora de imprensa

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