Campanha Dengue FMS Davinopolis
Campanha Camara Municipal de Tres Ranchos Outubro 728 x 90

Aparecida de Goiânia: Estudantes da Escola Estadual João Barbosa Reis, no bairro Madre Germana, produzem brinquedos e até roupas usando objetos descartados no lixo

Produção resultante do projeto "Do Lixo ao Luxo", fruto de uma parceria entre Seduc e BRK, foram aparesentados

Por Redação Carlos Duarte - Informações: Carol Magalhães e Fabricia Hamu Fotos: Divulgação em 08/12/2024 às 12:21:43

Objetos descartados na lixeira transformados em brinquedos, maquetes e até em roupas. Este foi o resultado do projeto "Do Lixo ao Luxo", promovido pela BRK em parceria com a Secretaria de Estado da Educação de Goiás (Seduc), em dez escolas estaduais de Aparecida de Goiânia, envolvendo 570 estudantes. Na última sexta-feira (06/12), os objetos produzidos pelos alunos da Escola Estadual João Barbosa Reis, no Setor Madre Germana, foram apresentados na parte da tarde à comunidade escolar. Também estiveram presentes na ação o superintendente de Atenção Especializada, Rupert Nickerson Sobrinho, e a gerente de Responsabilidade Social, Financiamento e Comunicação da BRK em Goiás, Renata Danzi.

O projeto "Do Lixo ao Luxo" é constituído por um festival entre grupos de estudantes do Ensino Fundamental 2 de uma mesma escola, para confeccionar objetos a partir de materiais reutilizados, envolvendo cooperativas de reciclagem para contribuir com depoimentos e orientações sobre o manejo dos resíduos da atividade. O objetivo é sensibilizar e engajar os estudantes a respeito da importância da temática ambiental, fomentando a separação dos recicláveis e a destinação correta para as cooperativas. Além disso, a iniciativa estimula a troca de experiências e de visões entre profissionais da reciclagem e os estudantes das escolas envolvidas.


A ação sensibilizou 19 turmas do 6º ano de dez escolas de Aparecida de Goiânia sobre a importância da separação de recicláveis e destinação correta de resíduos sólidos. Foram realizadas 38 ações educativas e 10 palestras com a Cooperativa de Trabalho de Catadoras de Materiais Recicláveis Feminina de Aparecida de Goiânia (Coorfap), entidade da qual a BRK adquiriu os materiais utilizados nas oficinas. "O projeto é uma forma de incentivar a criação de objetos reutilizados, promovendo a criatividade e reflexão sobre gestão de resíduos, e facilitar a troca de experiências entre estudantes e cooperativas de catadoras de recicláveis", explica a gerente da BRK, Renata Danzi.

Parceria


Com a meta de incentivar a difusão e o debate de conteúdos sobre meio ambiente, sustentabilidade, objetivos do desenvolvimento sustentável (ODS) e saúde entre os alunos do Ensino Fundamental e Médio de Aparecida de Goiânia e Trindade, a BRK e a Seduc firmaram, no dia 13 de agosto, uma parceria para a realização de três projetos em escolas estaduais dos dois municípios. Além do "Do Lixo ao Luxo", os projetos também envolveram as iniciativas "Formando Formadores", com cursos de formação para professores e coordenadores, e "Desafio", com atividades lúdicas e educativas, como gincanas com transmissão online, desenvolvidas de setembro a novembro.

O convênio faz parte de política de estímulo ao exercício da cidadania e contribuição com o desenvolvimento sustentável da BRK – empresa subdelegada pela Saneago para operação do esgotamento sanitário nos municípios de Aparecida de Goiânia, Trindade, Rio Verde e Jataí – e contou com o suporte técnico da consultoria GKS Inteligência Territorial.

Formando Formadores

O projeto "Formando Formadores" capacitou 82 professores e coordenadores pedagógicos das áreas de Ciências da Natureza e Ciências Humanas e Sociais do Ensino Fundamental 2 e Médio da Rede Estadual de Aparecida de Goiânia. Por meio do desenvolvimento de competências de acordo com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), a ação visou a realização de atividades presenciais sobre temas transversais, como meio ambiente, sustentabilidade, objetivos do desenvolvimento sustentável (ODS) e saúde, com metodologias ativas e base teórico-prática para o desenvolvimento de competências

A ação também teve como meta formar coordenadores pedagógicos como multiplicadores para a utilização das mesmas estratégias e ferramentas, instrumentalizando-os para processos de formação continuada. A formação de professores e coordenadores contou com um material pedagógico de apoio, o Guia de Práticas Pedagógicas e Estratégias Educativas, que apoiará os profissionais na construção de itinerários educativos de acordo com os respectivos componentes da BNCC. O processo de formação das turmas de professores/coordenadores teve três etapas, com um total de 40 horas de formação, mais 8 horas de formação específica para os coordenadores pedagógicos.

Gincana

O projeto "Desafio" engajou 224 estudantes de 32 escolas de Aparecida de Goiânia e Trindade, em uma gincana online, voltada para a conscientização ambiental, com rodadas de perguntas sobre temas como sustentabilidade, saúde, saneamento, meio ambiente e atitude cidadã. Destinado a alunos do Ensino Médio e 9º ano do EF, o evento foi transmitido ao vivo, nas redes sociais, com premiações para as escolas vencedoras.

Fonte: Com Informações do Grupo Dois Comunicacao

Comunicar erro
Mosaic - Campanha ESG 728 x 90
Campanha Economia Secom Goias Set 2

Comentários

Universitarias Club