Nesta quarta-feira (11/12), o Sindicato dos Condomínios e das Imobiliárias do Estado de Goiás (SecoviGoiás) e a Associação dos Desenvolvedores Urbanos de Goiás (Adugo) reuniram em evento de confraternização na sede do Secovi, em Goiânia, representantes do setor imobiliário e políticos, incluindo o vice-governador do Estado, Daniel Vilela. Além de confraternizar, o evento tinha como objetivo apresentar ações para o próximo ano.
O presidente da SecoviGoiás, Antônio Carlos da Costa, destacou que, em 2025, terá início uma nova gestão em diversos municípios, incluindo algumas reeleições. Segundo ele, "a missão do Secovi é apoiar as ações dos prefeitos de cada cidade e colaborar na busca de soluções tanto para a área condominial quanto para a empresarial, com o objetivo de construir cidades mais sustentáveis, resilientes e, sobretudo, mais inclusivas para todos".
Para João Victor Araújo, presidente da ADU-GO, a presença de autoridades políticas e outros nomes importantes representa uma evolução alcançada nos últimos anos, resultado do trabalho conjunto da Secovi, ADU, Ademi e Sinduscon, que integram o Fórum Goiano de Habitação. "Nosso principal objetivo é garantir que o mercado imobiliário seja ouvido e considerado nas discussões tanto nas cidades quanto no Estado", afirmou Araújo.
No evento também estava Lucas Kitão, o vereador mais jovem da Câmara de Goiânia e que foi reeleito para o terceiro mandato. O vereador afirma que "o Secovi representa muito bem essa essa fatia majoritária do setor imobiliário que pensa na cidade e pensa no futuro, que quer ver Goiânia crescendo com sustentabilidade, equidade e oportunidades". Ele também elogiou a confraternização, que mostra essa aproximação com o poder público, algo muito positivo para esse momento de transição.
Região Metropolitana
A vice-prefeita de Senador Canedo, Salma Bahia, também esteve no encontro e ressaltou a importância de eventos como esse, pela união de vários prefeitos, secretários, deputados federais e estaduais, do vice-governador e dos expoentes do mercado imobiliário. "Essa integração é fundamental para que se olhe especialmente para a região metropolitana", expressou.
Salma Bahia também destacou a importância da Região Metropolitana, "onde tudo acontece e que é o centro de tudo". Nesse contexto, ela enfatizou que o Secovi abre espaço para a participação dos municípios, afirmando que "nessa integração, diversas pautas foram abordadas, como saneamento, mobilidade, questões relacionadas aos empreendedores e ao mercado imobiliário".
"Como Goiânia hoje já não tem mais espaço para crescer, o crescimento é da Região Metropolitana. Senador Canedo, Hidrolândia, Bela Vista, Trindade e Goianira são municípios pujantes, por isso é relevante essa parceria público-privada para que os municípios tenham condição de crescer de uma forma ordenada e até mesmo empreendedora", finalizou a vice-prefeita canedense.
Fonte: Com Informações da Times Agência de Ideias