Campanha Dengue PM Tres Ranchos
Campanha Camara Municipal de Tres Ranchos Outubro 728 x 90
Campanha Negocie Ja Secom Abril 2024 1

Brigadistas parceiros da Semad e bombeiros eliminam incêndio no Parque Estadual da Serra Dourada

Na última quinta-feira (20) a Semad, que promove medidas de prevenção a incêndios florestais e educação ambiental em unidades de conservação de Goiás, informou que o incêndio já tinha sido controlado em grande parte.

Por Redação em 22/08/2020 às 23:05:15
Parque Estadual da Serra Dourada tem incendio controlado por Brigadistas da ONG Aliança da Terra e a SEMAD (Reprodução/SEMAD)

Parque Estadual da Serra Dourada tem incendio controlado por Brigadistas da ONG Aliança da Terra e a SEMAD (Reprodução/SEMAD)

Um incêndio que devastava áreas de conservação do Parque Estadual da Serra Dourada, entre os municípios de Goiás e Mossâmedes, foi totalmente controlado na manhã deste sábado (22/08). A informação foi repassada pela equipe de brigadistas da Organização Não Governamental (ONG) Aliança da Terra, que tem parceria com a Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad).


De acordo com o diretor do parque, Maurício da Veiga Jácomo, o incêndio teve início no último sábado (15) e, durante a semana, 20 homens do Corpo de Bombeiros Militar de Goiás (CBMGO) trabalharam na região para controlar o incêndio na Unidade de Conservação (UC). Porém, desde a última quarta-feira brigadistas da ONG foram deslocados do Parque Estadual de Caldas Novas (PESCaN), onde ficam sediados, para auxiliarem no combate às queimadas.


Segundo o diretor do PESCaN, Maurício Vianna Tambellini, nas primeiras 24 horas o avanço do fogo em novas áreas foi reduzido em cerca de 80%. "Ao final de 48 horas foi garantido que o fogo não atingisse novas áreas do parque. E com 72 horas de trabalho dos bombeiros e da brigada Aliança da Terra, foram eliminados todos os grandes focos de incêndio dentro das áreas que já haviam sido atingidas no parque", conta.


Redução da faixa

Na última quinta-feira (20/08) a Semad, que promove medidas de prevenção a incêndios florestais e educação ambiental em unidades de conservação de Goiás, informou que o incêndio já tinha sido controlado. Inicialmente, os focos de queimada que alcançavam uma faixa de cerca de 3,5 km, foram reduzidos para aproximadamente 400 metros.


Entre as dificuldades que a região impõe ao trabalho de controle de incêndios estão o clima seco, baixa umidade, velocidade do vento e relevo – montanhoso –, entre outras. Com reforços, os trabalhos, que tiveram início por volta de 13h de quarta-feira, seguiram até a manhã de sábado.


Os brigadistas da ONG Aliança da Terra, que firmou parceria com a Semad em 2019, são treinados e recebem, inclusive, aporte financeiro do Serviço Florestal Americano, considerado a elite no combate a incêndios no mundo. Inicialmente o trabalho desenvolvido era de repassar esse treinamento a combatentes goianos, porém, posteriormente, decidiu-se pela disponibilização de homens para atuarem de forma permanente no combate a incêndios em Unidades de Conservação (UCs) do Estado de Goiás.


Fonte: Com informações da Secretaria de Indústria, Comércio e Serviços (SIC) - Governo de Goiás

Comunicar erro
Mosaic - Campanha ESG 728 x 90
Campanha Dengue Caldas Novas Jan 2
Campanha Preventiva Dengue FMS Cbba 728 x 90

Comentários