O transplante de órgãos é um procedimento cirúrgico que consiste na reposição de um órgão (coração, fígado, pâncreas, pulmão, rim) ou tecido (medula óssea, ossos, córneas), a fim de aumentar a expectativa de vida ou a qualidade de vida de uma pessoa doente.
No Brasil, no mês de julho, o Ministério da Saúde apontava que a fila era de mais de 46 mil pacientes. A espera aumentou 30% durante a pandemia de Covid-19, também devido à doença, já que pessoas que vieram a óbito com suspeita ou confirmação de infecção pelo vírus tiveram que ser descartadas como doadoras.
Além de oferecer uma estrutura cirúrgica completa, com equipes multidisciplinares e tecnologia avançada, com uma forte veia cardiológica, o HCor se diferencia pelo suporte ao paciente que aguarda um transplante de coração. Nos últimos cinco anos, 61% dos pacientes transplantados na instituição receberam um novo coração.
Neste mês de setembro, para fazer coro à conscientização sobre a doação de órgãos, nossos especialistas estão à disposição para falar sobre o tema.