Na manhã de sexta-feira, dia 16 de outubro, o candidato a prefeito por Ipameri Bartô (DEM) participou da apresentação do projeto de Vitivinicultura da Universidade Estadual de Goiás - Campus Ipameri. Estiveram presentes o presidente da Agência Goiana de Turismo, Fabrício Amaral; o secretário estadual de Cultura do Estado de Goiás, Adriano Baldy; o secretário da Retomada, César Moura; além de empresários ligados ao agro de Ipameri e região.
Durante o evento, foram discutidas ações para o estímulo da vitivinicultura, vinculado ao potencial crescimento do turismo na região e fortalecimento da agricultura familiar, que gera emprego e renda às famílias do município. Também esteve na pauta planos de arrecadação de recursos para dar continuidades à vida útil da fazenda experimental do campus, que desde sua fundação agrega projetos e pesquisas salutares para os cursos de graduação e mestrado oferecidos pela UEG.
"Os profissionais da educação aqui da UEG Ipameri são altamente capacitados, qualificados e competentes. Eles merecem, com certeza, ser valorizados e ter um ambiente de trabalho digno para conduzir suas aulas, ainda mais executando um projeto tão necessário para o crescimento e desenvolvimento sociocultural e econômico para nosso município", declarou Bartô, o único prefeitável presente na cerimônia.
Viticultura e vitivinicultura
Viticultura é a ciência que estuda a produção da uva, que poderá ser destinada para o consumo in natura, para a produção de sumo, para a vinificação ou para a produção de uva passa. Quando é destinada à preparação de vinhos, usa-se a designação vitivinicultura.