Campanha Dengue PM Tres Ranchos
Campanha Camara Municipal de Tres Ranchos Outubro 728 x 90
Campanha Negocie Ja Secom Abril 2024 1

Ouvidor completa 67 anos e tem comemorações atípicas

Por Redação em 19/10/2020 às 19:36:09
Panorâmica Ouvidor (Arquivo / Master Vídeo Filmes e Sdnews)

Panorâmica Ouvidor (Arquivo / Master Vídeo Filmes e Sdnews)

A cidade do sudeste goiano que tem mais de 6 mil habitantes é conhecida por seu solo rico em minerais: Nióbio e fosfato. E por sua gente acolhedora e que gosta de suas raízes e tradições. Uma delas foi resgatada há oito anos, através da gestão do prefeito Onofre Galdino Pereira Junior (MDB) e da sua primeira-dama a secretária de Assistência Social e Saúde Vívian Felício - as festividades para a celebração de aniversário de emancipação.


Desde que assumiram a Prefeitura foi retomado o desfile cívico e incluídas no calendário do 19 de outubro diversas atividades culturais, recreativas e artísticas. No ano de 2019 há Praça da Estação e vários outros locais ficaram lotados por exatos um mês, com uma programação extensa e que agradou a população ouvidorense, como o exemplo de diversos shows artísticos, inclusive, com atrações como o Padre Alessandro Campos que além da presença em massa dos moradores também atraiu público de diversas cidades goianas e até mineiras.

Onofre Galdino foi um dos primeiros prefeitos a se posicionar em relação à pandemia do novo coronavírus e também em anunciar o cancelamento da festa do trabalhador de 2020, outro evento que se tradicionalizou na gestão do Mdbista por esse motivo. E o mesmo aconteceu agora no aniversário da cidade.


"A nossa vontade de celebrar a vida dos amigos ouvidorense, o desenvolvimento do nosso município é muita, mas o nosso cuidado e zelo pela vida e segurança da nossa gente e a nossa própria, deve ser maior. Essa pandemia de covid-19 logo irá passar e temos que estra bem para, aí sim, celebrar a vida junto com as pessoas que nós amamos", enfatizou o prefeito.


"Quero desejar para Ouvidor mais pujança, muitas conquistas, mas principalmente, muita saúde para comemoramos vários outros aniversários!"

Conhecendo mais a História

Não se pode citar um único nome como sendo o fundador do município. Figuram nomes dos primeiros moradores do lugarejo, dentre eles, o alemão naturalizado brasileiro e registrado com o nome Eliseu da Silva, sendo que seu nome de origem alemã e de difícil pronúncia se perdeu no tempo. Mais dois nomes aparecem como primeiros moradores: Vigilato Evangelista Pereira que possuía título militar de Alferes nomeado pelo Imperador, o outro ilustre morador é Sr. Pio Mendes dos Santos. Ouvidor foi tendo de base em sua história vários sobrenomes de famílias que se tornaram tradicionais ao longo do tempo, já que essas mesmas famílias formaram o município. Hoje em dia é fácil encontrar na cidade descendentes desses sobrenomes que foram originados de famílias provenientes em grande maioria da zona rural de Ouvidor. São alguns deles (sobrenomes): Eliseu da Silva, Manoel, Torquato, Goulart, Teodoro, Ramos, Fonseca, Galdino, Primo de Araújo, Fernandes Evangelista, Nascimento, Ferreira, Mendes dos Santos, Rosa, Ribeiro, Pereira, Silvano, Rodovalho, Pires, Borges, entre outros. Famílias que fizeram e ainda fazem a história da cidade.

Autores do Projeto de Lei que emancipou o município foram Antônio Eliseu da Silva (filho de Eliseu da Silva) e seu filho Aulício Eliseu da Silva, na mesma data emanciparam também o município de Três Ranchos, Dezenove de Outubro de 1953.

O Primeiro Prefeito, nomeado pelo Governador do Estado foi o Sr. Idalício da Silva (filho de Antônio Eliseu da Silva), que governou de 1 de janeiro de 1954 a 4 de março de 1955.

O Primeiro Prefeito eleito pelo povo, foi o Sr. Hélio Ferreira Goulart que administrou o município no período de 5 de março de 1955 a 31 de janeiro de 1959.

Comunicar erro
Mosaic - Campanha ESG 728 x 90
Campanha Dengue Caldas Novas Jan 2
Campanha Preventiva Dengue FMS Cbba 728 x 90

Comentários