Campanha Dengue PM Tres Ranchos
Campanha Camara Municipal de Tres Ranchos Outubro 728 x 90
Campanha Negocie Ja Secom Abril 2024 1

Três Ranchos celebra seus 67 anos de emancipação política

Por Carlos Glayson Duarte em 19/10/2020 às 20:20:29
Tres Ranchos (Arquivo / Vinicius Martins)

Tres Ranchos (Arquivo / Vinicius Martins)

Com uma grande história de superação e inovação conhecida como Lago Azul devido as suas belezas naturais que atraem milhares de pessoas durante todo o ano, a cidade de Três Ranchos com aproximadamente 3 mil habitantes é considerada uma das cidades mais influentes no turismo do Estado de Goiás.


Com a chegada da Pandemia deste novo coronavírus muita coisa mudou. E a gestão e também a população tiveram que se programar conforme a nova realidade.


O prefeito do município Hugo Deleon de carvalho Costa (Cidadania) ganhou destaque pelas medidas corajosas que tomou durante vários momentos da pandemia e uma de suas frases foi e é preponderante nesse processo de combate ao novo coronavírus.


"A vida é o mais importante e é isso que levamos em consideração em primeiro lugar". Deleon felicitou os seus conterrâneos por mais um ano de luta e muita história de um capitulo importante que é registrado em torno desse ano:


"Tenho muita gratidão pela a população dessa cidade por ter me escolhido para administrar Três Ranchos por quatro anos, onde trabalhamos com muito compromisso e com muita responsabilidade. Esse ano de uma forma um pouco diferente, mas quero aqui deixar os meus parabéns para a nossa pela cidade de um povo ordeiro e batalhador".


Conhecendo mais a História

O documento mais antigo em que há citação ao nome de Três Ranchos data de 1876, uma procuração incluída no formal de partilha da Fazenda Fundos que, junto com as Fazendas Lagoa e Sacco, formariam o atual município[. Dessa época sobreviveram diversas velhas construções, como as sedes das fazendas e a Igreja de Nossa Senhora d'Abadia, hoje em ruínas. Uma referência mais antiga, da viagem de Auguste de Saint-Hilaire no final dos anos 1820, aponta para a "fazenda dos casados", um aglomerado de propriedades formado pelos filhos do primeiro proprietário, que iam se casando e construindo suas moradias próximas à do pai, que hoje localiza-se na fronteira entre os municípios de Catalão e Três Ranchos.

Três Ranchos foi estabelecida como distrito em 19 de dezembro de 1948 e emancipado do município de Catalão em 19 de outubro de 1953. A ata da sessão de instalação da primeira Câmara de Vereadores foi lavrada em 31 de janeiro de 1955.

O Rio Paranaíba foi muito importante para a história de Três Ranchos; primeiro pelas terras férteis que atraíram os primeiros fazendeiros, depois pelos portos e ainda depois pelo garimpo de diamantes, a partir da década de 1940. A instalação de portos no município era facilitada pelo estreitamento do rio que acontecia na região. Os principais portos foram os da Praia Rica, o Mata-Padre e o Mão-de-Pau, este último foi, durante algumas décadas, foi o mais rendoso da província de Goiás. Mesmo com a construção de pontes, os portos continuaram possuindo grande importância econômica e política

De forma similar, a ferrovia teve grande importância para a fixação da cidade. No decreto da instalação do Distrito de Três Ranchos, datado de 19 de dezembro de 1948, consta que a solenidade seria realizada na estação, provavelmente em razão de ser o único prédio público existente à época. O traçado da avenida principal iniciava nas cercanias da estação e seguia o trajeto da via férrea: o relevo, conveniente tanto para as locomotivas quanto para outros veículos, recomendava que as duas estradas seguissem parelhas.

Sucederam-se os seguintes prefeitos desde a emancipação política do município de Três Ranchos: Joaquim Bernardes de Melo (interino, indicado para o cargo até a primeira eleição), Luís Ribeiro Horta, Miguel Pereira Coutinho, Luís Ribeiro Horta, Domingos Alves da Silva, Luís Ribeiro Horta, Inácio Pereira, Janete Coelho Pereira, Elizeu Francisco da Cunha, Eurípedes Pereira Ferreira, Rolvander Pereira Wanderley, Janete Coelho Pereira, João Batista Peixoto, Nivaldo da Silva Aguiar, Rolvander Pereira Wanderley, Rolvander Pereira Wanderley e o atual Hugo Deleon de Carvalho Costa.

Comunicar erro
Mosaic - Campanha ESG 728 x 90
Campanha Dengue Caldas Novas Jan 2
Campanha Preventiva Dengue FMS Cbba 728 x 90

Comentários