Um dos municÃpios mais importantes do Estado de Goiás pela pujança, economia e localização: Catalão que fica há 260 km da capital tem outra singularidade: a politização de seus habitantes, conhecida e comentada em todo o estado.
Todos os processos eleitorais são marcados por participação em massa da população e muitos processos se tornam verdadeiros combates eleitorais. Este ano devido à pandemia do novo coronavÃrus que mostrava que o cenário seria diferente e frio pelas normas de flexibilização e biossegurança e também pelo desinteresse que a população vinha apresentando pelo processo eleitoral para as eleições municipais.
Com cinco nomes registrados junto ao Tribunal Regional Eleitoral – TRE para a disputa a majoritária junto a seus vices estão: o atual prefeito e médico Adib Elias Júnior (Pode), o empresário e iniciante na polÃtica André Borges (PSL), o agropecuarista e empresário Elder Galdino Pereira (MDB), o deputado estadual e médico Gustavo Sebba (PSDB) e o empresário Sebastião Cardoso - Cardozão (PT), o cenário parecia decidido. Mas com a reviravolta das peças no tabuleiro muita coisa pode mudar nessa reta final.
O Podemos trás a força da máquina da Prefeitura e o grupo de servidores indicados por Adib para cargos comissionados do municÃpio e estado. Já o MDB conseguiu reunir nomes fortes da articulação e estratégias polÃticas catalana e que são dissidentes dos grupos de Adib e Jardel Sebba. Ambos os grupos são os que demostram polarizar as eleições.
Na chapa de Adib Elias ele conta como vice o seu amigo o também médico Dr. João Sebba Neto (seu vice nos três mandatos), já Elder Galdino tem o Professor Marcelo Alcântara Rosa que é médico veterinário, professor e empresário do ramo da educação, é casado com uma das médicas ginecologistas mais querida da cidade Dra. Gizelda Vasconcelos Viera de Alcântara. Ambos tem chapas fortes para vereador.
O que não aconteceu na campanha de deputados da cidade, voltou a acontecer nas municipais: atrito entre cabos eleitorais pelas ruas da cidade e também nos distritos. O que prova que as eleições vão ser sim, quentes e calorosas, como de costume nos pleitos antigos. Inclusive, com ondas de violência e cenas que a população não agrada ver.
Com uma serie de acontecimentos rodeando os dois postulantes, os outros três postulantes não estão sendo avaliados como deveriam.
Elder mostrou sua grande força após ter sido hospitalizado com a covid-19. Foram milhares de manifestações nas redes sociais e na porta do hospital. Como no dia de sua alta onde milhares de pessoas acompanharam ao vivo sua alta.
Catalão já demostrou em outras eleições que o vira-vira pode acontecer nos últimos dias e é nisso que vem sendo colocadas muitas fichas de apostadores. É aguardara para ver qual será o desfecho desse processo!