O Democratas foi o partido que elegeu mais prefeitos em Goiás para os próximos quatro anos. A legenda do governador Ronaldo Caiado fez 62 chefes de executivo municipal nos 246 municípios do estado.
Em relação a 2016, quando tinha 10, a sigla ganhou 52 prefeitos, um crescimento de 520%. Antes da eleição deste ano, após a janela partidária, o partido estava com 30 prefeitos. Portanto, mais que dobrou sua representatividade.
Rio Verde, quarta maior cidade de Goiás, será a maior do estado governada pelo DEM. Por lá, Paulo do Vale foi reeleito para mais quatro anos. Nas 10 maiores cidades, os democratas também venceram em Luziânia, com Diego Sorgatto.
MDB e PSDB caem
Duas das siglas mais tradicionais, MDB e PSDB perderam espaço nas prefeituras. O MDB elegeu 43 gestores municipais em 2016. Neste ano, porém, foram 29, com a possibilidade de eleger mais um, com Maguito Vilela, em Goiânia. A queda é de 30%.
Por sua vez, o PSDB teve o maior tombo. Os tucanos, campeões de prefeitos em 2016, com 75, venceram em 20 cidades (queda de 73%), embora em Iporá o triunfo de Naçoitan Leite ainda esteja sub júdice. Caso seja mantida sua impugnação, João Batista (MDB) será o vencedor.
Perderam vagas nas prefeituras o PL (de 18 para 13), o PSD (de 17 para 11*), o PTB (de 13 para 2), o PSB (de 10 para 5), o PRTB (de 3 para 1) e o Pros (de 7 para 0). O PT* novamente elegeu apenas três prefeitos (Itapuranga, Goiás e Professor Jamil).
*-PSD ainda pode eleger Vanderlan Cardoso em Goiânia; PT pode eleger Antônio Gomide em Anápolis
Fonte: Com informações do Diário de Goiás