Mesmo durante a pandemia, o número de primeiras habilitações, mudança e adição de categoria de CNH (Carteira Nacional de Habilitação) se manteve em alta. Só nos primeiros 11 meses deste ano, foram emitidos 58.558 documentos e realizados 225.267 mil exames de legislação de trânsito e de prática de direção. As provas são aplicadas em 86 cidades polos, atendendo os 246 municípios goianos. Atualmente, cerca de 130 mil processos de CNHs provisórias tramitam no Departamento Estadual de Trânsito de Goiás (Detran-GO).
De acordo com o gerente de Habilitação do Detran-GO, José Osvaldo Carneiro, o número de exames aplicados neste ano se manteve estável apesar dos recessos necessários devido ao período de pandemia. Ele lembra que a retomada das bancas examinadoras contou com a parceria dos Centros de Formação de Condutores, somando esforços para que as medidas de prevenção ao coronavírus fossem implantadas.
As bancas examinadoras ficaram suspensas de março a maio. Mesmo assim, o Detran-GO já realizou 92.524 exames de legislação de trânsito (prova teórica) e 132.743 de prática de direção veicular. "Os protocolos de segurança adotados permitiram que os trabalhos pudessem fluir. E esperamos contar com a colaboração de todos – alunos, instrutores e examinadores – para que possamos dar continuidade aos processos", adverte José Osvaldo.
Os exames práticos de direção veicular para a obtenção ou mudança de categoria da CNH foram suspensos no dia 16 de março, devido à pandemia de covid-19. Para retomada, foram necessários estudos técnicos e a adoção de uma série de medidas preventivas.
Após preencher o pré-cadastro é necessário pagar as taxas e procurar uma unidade de atendimento presencial para abertura do Registro Nacional de Carteira Habilitação (Renach). Em seguida, é necessário fazer a avaliação psicológica, exame médico, curso de legislação de trânsito e prova de legislação de trânsito. Somente depois, é liberada a autorização para iniciar as aulas práticas e a prova de direção veicular.
Para democratizar o acesso do cidadão goiano à primeira habilitação, o Governo de Goiás lançou no ano passado o programa CNH Social, que beneficiou 2.010 pessoas com gratuidade em todo o processo de habilitação. Neste ano, foram abertas mais 4.014 vagas.
Na primeira etapa do programa, o Governo de Goiás investiu R$ 3,74 milhões (incluindo desembolso financeiro e isenção das taxas). Agora, a previsão é que sejam demandados investimentos de R$ 7,47 milhões para beneficiar 1.206 pessoas com CNH categoria "A" (motocicleta), 804 para categoria "B" (automóvel), 501 para adição de categoria "A", 501 para adição de categoria "B" e 1.002 para mudança de categoria "B" para "D" (ônibus).