Referência na formação de profissionais para o parque industrial do Sudeste goiano, onde atua há mais de três décadas, a Escola Senai, em Catalão, acaba de passar por ampla reforma e modernização de suas instalações, que vão dar suporte às atividades práticas nas áreas de mecânica industrial, solda, eletrotécnica, química, mineração e automotiva – principais setores industriais atendidos no município e na região. Num investimento de quase R$ 8 milhões, o "presente de aniversário" – a unidade foi inaugurada em 28 de dezembro de 1988 – inclui a aquisição de diversos equipamentos e tecnologias, além de melhorias e adequações de ambientes de ensino. As obras foram entregues às indústrias e à comunidade na manhã desta quinta-feira (10/12), com presença do presidente da Federação das Indústrias do Estado de Goiás (Fieg) e do Conselho Regional do Senai, Sandro Mabel, da Diretora Senai Catalão Professora Aliana Dias Calaça, de autoridades estaduais, do prefeito de Catalão Dr. Adib Elias Júnior, do ex-prefeito e um dos visionários na instalação da Unidade do Senai na cidade, Haley Margon Vaz e demais presentes.
O investimento feito em Catalão faz parte de um total de R$ 20 milhões destinados pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) após gestões do presidente da Fieg, Sandro Mabel, para a modernização das demais unidades Senai Goiás ao longo de 2021.
Com a modernização, o Senai Catalão vai poder oferecer novos cursos de qualificação e aperfeiçoamento, como o de montagem de manutenção de rolamento, análise de falhas em máquinas e equipamentos rotativos e de piloto de drone. "Vamos fortalecer a área de manutenção preditiva, uma das mais exigidas na implementação dos requisitos da Indústria 4.0, além de proporcionar uma gestão de ativos mais eficiente e eficaz.", explica Danilo Corinto de Mesquita, supervisor técnico do Senai Catalão.
A ampliação abrange também a criação dos espaços Maker e Tecnológico com manufatura aditiva, prototipagem 3D, drone, computadores de última geração, máquina CNC de corte a laser, entre outros equipamentos. A nova configuração da sala dos professores e integração dos ambientes da coordenação técnica, coordenação pedagógica, relações com mercado e supervisão visam valorizar o capital humano com um ambiente de trabalho agradável, além de propiciar uma estrutura integrada a fim de facilitar a comunicação entre as diversas áreas, agilizando e melhorando continuamente o atendimento aos clientes/acionistas: a indústria, os trabalhadores e seus dependentes.
Fonte: Com informações da FIEG SENAI