Campanha Dengue PM Tres Ranchos
Campanha Camara Municipal de Tres Ranchos Outubro 728 x 90
Campanha Negocie Ja Secom Abril 2024 1

Cumari completa 73 anos com muitas conquistas a comemorar

Uma das cidades com maior qualidade de vida da região sudeste

Por Redação em 10/12/2020 às 09:51:24
Panorâmica Cumari (Arquivo / Master Vídeo Filmes e Sdnews)

Panorâmica Cumari (Arquivo / Master Vídeo Filmes e Sdnews)

Completando mais um ano de emancipação politica, o septuagésimo terceiro, a cidade de Cumari, localizada no sudeste goiano, com aproximadamente 3 mil habitantes é conhecida por suas riquezas naturais, entre elas o solo que faz da agropecuária uma de sua principais economias. E por sua gente acolhedora e aguerrida que valoriza suas raízes e tradições. Todas elas apoiadas e muitas resgatadas, através da gestão do prefeito João Batista David Rios e seu vice Dr. Rafael Meireles de Melo - ambos do PDT.

O gestor cumarino João Rios, e seu vice Dr. Rafael Meireles de Melo, que também comanda a área de saúde (Foto: Master Video Filmes - Rogério Machado)

Desde que assumiram a Prefeitura a cidade ganhou cara nova, mas, mais que isso, a cidade ganhou um novo animo. Mesmo com a pouca arrecadação, mais que R$ 14 milhões por ano, o jovem prefeito, João Rios, de fala mansa e atitudes firme, transformou a realidade da cidade e das pessoas que ali vivem.

Campo de Futebol Soçaite Georgeano Camilo de Souza, reconstruído no primeiro ano de mandato com recursos próprios, valorizando a autoestima do esportista cumarino (Arquivo / Master Vídeo Filmes Droner - Rogério Machado)

Desde o Inicio da gestão a cidade se transformou em um verdadeiro canteiro de obras e reforma de todas as praças, construção de novas outras, construção da nova Unidade Básica de Saúde Silvio Davi Rios, reconstrução do Estádio Serafim Agapito, Campos esportivos e de futebol, recapeamento e pavimentação asfáltica e a reconstrução do passo municipal. Além dos serviços humanitários na área da educação e saúde que tem uma referencia muito acima da média pela excelência. Também na ação social esporte cultura e lazer".

Revitalização e reestruturação da Quadra de Esportes, hoje sede dos principais eventos esportivos da região sudeste (Foto: Carlos Duarte Portal Serra Dourada News)

Complexo de Esportes e Lazer Samambaia – formado pela recuperação da Praça Mauro Borges e do novo Campo Croselino José da Silva (Arquivo / Master Vídeo Filmes Droner - Rogério Machado)

"Nunca tive o desejo de ser prefeito. Mas entrei na política por ter uma vontade ardente de ajudar os mais carentes. E sempre pensei que através da honestidade e do trabalho sério era possível fazer uma política justa e igualitária. E graças a Deus, nós conseguimos fazer muito nesse primeiro mandato e queremos fazer muito mais nesse novo que está preste a iniciar-se. E entendo que essa avalição foi às urnas" - relata João Rios em entrevista a redação do Portal Serra Dourada News.

Estádio João Serafim Agapito, totalmente reformado, restaurado e revitalizado, para sediar importantes partidas de futebol do regional amador (Foto: Carlos Duarte Portal Serra Dourada News)

João Rios teve praticamente 90% dos votos validos, uma das mais expressivas votações percentuais do estado. Com muita humildade o jovem visionário que foi para o exterior buscar oportunidades e conhecimentos diz que ter vontade e responsabilidade com o bem público é o segredo da grandiosa e elogiada gestão: "Como tudo na vida a gestão pública tem que ser feita com planejamento. Mas, acima de tudo, é preciso levar a administração pública com responsabilidade e respeitar o dinheiro público, devolver ao povo o dinheiro que é pago por eles, em forma de benefícios para a cidade".

Nova Unidade Básica de Saúde Silvio Davi Rios, trouxe uma ampla melhorias nos atendimentos de saúde na cidade (Foto: Antônio Marcos - Ascom Cumari)

Com uma Prefeitura enxuta e com o caixa recheado, o gestor reeleito deseja que os cumarinos tenham um novo ano de muitas realizações: "Temos muitos desejos para o nosso município. E um que talvez seja o prioritário na minha lista é a reconstrução nosso Hospital e isso acontecerá, em breve. Também vamos iniciar o projeto para a construção de 50 casas com recursos próprios. Isso porque sei que toda família sonha e m ter a dignidade através de sua moradia, do seu lar. E começamos com a gestão entre empenhos, emendas verbas federais e recursos próprios do município, em torno de R$ 7 milhões. E o meu desejo para essa cidade e, principalmente, para essa gente e que tenhamos dias cada vez mais prósperos e com muita saúde para desfrutar com os seus todas essas conquistas que são deles, do povo de Cumari. E que, no próximo ano isso tudo tenha passado e possamos comemorar com muitas festividades as conquistas dessa gente e dessa cidade".

Em fase final de acabamento a Reforma Completa e Restauração da Prefeitura, no alto da Praça São João Batista (Foto: Carlos Duarte Portal Serra Dourada News)

Conhecendo mais a História

Segundo historiadores o município de Cumari originou-se do povoado de Samambaia, surgido em 1908 com a construção da Estrada de Ferro Goyás e a instalação de uma estação, onde hoje está localizada a cidade. São considerados fundadores do povoado, Marcolino Martins Pereira, Francisco Dias da Silva e Sidnei Afonso (fonte: "Dossiê de Goiás", 1996).

Com a inauguração da estação ferroviária em 1913 o povoado ganhou grande impulso. Em 24 de setembro de 1927, Samambaia ganhou a condição de distrito de Catalão, mudando o nome para Cumari. Em 10 de dezembro de 1947 tornou-se Município autônomo, desmembrando-se de Goiandira, de cuja área passara a fazer parte desde março de 1931.

O nome Cumari é um termo indígena originário de uma planta nativa da região, a pimenta Cumari. O município de Cumari foi fundado a partir de um pouso de tropeiros que instalou-se na região por volta do final do século XIX. Esse pouso tornou-se conhecido por aqueles que conduziam boiadas em direção ao Triângulo Mineiro, ou que vinham de Minas adentrando terras de Goiás. O crescente movimento na região, o constante fluxo de pessoas, foi à oportunidade vislumbrada por Marcolino Martins Pereira: construiu um barracão para atender as necessidades dos tropeiros que passavam constantemente por ali. Este gesto empreendedor logo foi seguido por outros homens, que se fixaram na região, construindo outros barracões.

O impulso principal para dar mais fôlego ao aglomerado que se formava onde antes apenas havia um pouso de tropeiros foi, certamente, a construção de uma Estação Ferroviária, inaugurada em 1913.

A emancipação política veio em 10 de dezembro de 1947, quando Cumari tornou-se Município autônomo. Atualmente a cidade tem experimentado um sensível crescimento urbanístico. Dos anos 1980 para cá novos bairros surgiram: Vila Mutirão, Vila Nova Era, Setor Bela Vista, Setor Tempo Novo. As mudanças no embelezamento paisagístico da cidade também se processaram por causa da cobertura asfáltica, que atualmente recobre quase 100% da cidade.

Comunicar erro
Mosaic - Campanha ESG 728 x 90
Campanha Dengue Caldas Novas Jan 2
Campanha Preventiva Dengue FMS Cbba 728 x 90

Comentários