Dois eventos que envolvem história, cultura e religiosidade da cidade turística de Goiandira são: as Congadas que também são denominadas de Congados, Reis Congos e também Congos) e também as Folias de Reis. Ambas as tradições tem grande envolvimento popular que passa por várias gerações de devotos da festa do menino Jesus no oriente, seus padroeiros da congada e também dos reis magos.
Nesse sentido e também para dar a importância e relevância às duas atividades culturais e religiosas, um projeto de lei foi criado para que sejam constituídas e declaradas patrimônio histórico, cultural e religioso do município.
O presidente da Câmara de Vereadores de Goiandira, o vereador Professor Romes Antônio da Silva, que é o autor do projeto, comemorou a aprovação do projeto, destacando sua importância: "Tive a alegria de ver aprovado projeto nesta casa de leis, com o voto favorável de todos os meus colegas vereadores, o nosso projeto de lei que Constitui e declara a Congada e a Folia de Reis de Goiandira como patrimônio Imaterial histórico, cultural e religioso. Obrigado a Câmara e a todos que entenderam a importância deste projeto e nos apoiou".
O Projeto apesar de aprovado na Câmara, ainda não é oficial até a sanção do executivo municipal.
"Esperamos que essa lei esteja figurando, em breve, e assim ver essa linda cultura religiosa sendo valorizada aos olhos das autoridades, com o mesmo valor que sempre vira os devotos", relatou Mara da Luz Araújo, moradora da cidade e devota de Nossa Senhora do Rosário.
Saiba Mais
Congadas
De acordo com várias matérias disponíveis sobre a congada, essa é uma tradição que vem desde o descobrimento, aqui no Brasil. No estado de Goiás, onde ela tem suas maiores raízes e maior numero de congadeiros, essa manifestação cultural vem da recriação de elementos portugueses e africanos do catolicismo negro aos moldes de cada região brasileira. As festas de devoção a Nossa Senhora do Rosário, incluindo a reverência a São Benedito e Santa Efigênia, realizadas por Reinados e Irmandades Negras e acompanhadas por Congadas constituem uma expressão cultural e religiosa milenar.
Folia de Reis
A origem da Folia de Reis está associada a uma tradição cristã de origem portuguesa e espanhola, que provavelmente foi trazida para o Brasil no século XIX. As Folia de Reis, Companhia de Reis, Reisado ou Festa de Santos Reis é uma manifestação católica, cultural e festiva, classificada sobretudo no Brasil como manifestação folclórica, comemorativa da festa religiosa da Epifania do Senhor ou Teofonia, que se caracteriza por celebrar a Adoração dos Magos ao nascimento de Jesus Cristo.