Campanha Dengue PM Tres Ranchos
Campanha Camara Municipal de Tres Ranchos Outubro 728 x 90
Campanha Negocie Ja Secom Abril 2024 1

Goiandira: Allisson Peixoto diz que recebeu a Prefeitura em estado de desleixo, sucateamento e inúmeras dividas

Gestão priorizará ações emergentes na saúde, educação, infraestrutura urbana, recuperação da frota e negociação de débitos

Por Redação em 12/01/2021 às 15:00:59
(Reprodução)

(Reprodução)

Goiandira, uma cidade com quase 6 mil habitantes e que possui a arrecadação anual de quase 15 milhões de reais, encontrasse no ano de 2021 sucateada e herança do ex-gestor da cidade Odemir Moreira de Melo (PSDB).

Allisson Henrique Barbosa Peixoto (DEM), prefeito de Goiandira, em entrevista, diz que recebeu a Prefeitura da cidade em péssimas condições, sem os bancos de dados da Prefeitura e dados com datas incorretas, dados incompletos de contas do Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal e Sicoob e juntamente a Receita Federal a nova gestão promete que até esta semana, estará com o banco de dados reestabelecido e prontos para dar início aos trabalhos no município.

Durante relato, Allisson Peixoto diz que recebeu de 22 a 23 maquinários da antiga gestão, que se encontram em péssimas condições. Segundo o prefeito, um dos maiores problemas dos maquinários, são as baterias, que estão descarregadas e que não ligam mais. Entre os maquinários se tem, 3 retroescavadeiras, 3 caminhões, 3 patrolas, em que duas terão que ser leiloadas por conta da situação que estão. Os maquinários que não estiverem em condições mais, estarão sendo leiloados após um levantamento que será feito. O leilão possivelmente será realizado nos primeiros meses da nova gestão.

Estado de maquinas, carros e equipamentos que estavam no almoxarifado que foram expostos na Avenida Idelfonso Teles em frente a Praça do Relógio e do Colégio Amélia de Castro Lima (Imagens: Rogerio Machado Master Vídeo Filmes)

O prefeito está em articulação com o governo do Estado e a GOINFRA, e no período de chuva, será feito um trabalho tanto na cidade quanto na zona rural, aproveitando as parcerias feitas com o maquinário do Estado.

Goiandira possui ainda 3 caminhões em boas condições, 3 retroescavadeiras, em que apenas 2 estão em funcionamento, e está nos planos da nova gestão a parceria com a GOINFRA, em relação aos maquinários de uma ou duas pás carregadeiras, um trator de esteira e que assim se possa dar início aos serviços na zona rural.


Outra preocupação do prefeito é em relação a malha asfáltica da cidade, que se encontra em péssimas condições. De acordo com o prefeito, a única via em boas condições é a via que liga Catalão a Nova Aurora, que passa por dentro de Goiandira, Catalão, Cumari e Nova Aurora. Ruas que estão em paralelo a GO 210, que estão em condições precárias. Segundo o prefeito, a prioridade é a redes de esgoto, e que assim que a primeira fase da rede de esgoto estiver pronta, será feito o recapeamento, principalmente no bairro São João, que atualmente é o lugar mais destruído.

Para o prefeito, a zona rural também será incluída e assim que tiver os maquinários necessários, as vias rurais também serão arrumadas. As vias mais críticas são de Goiandia a Rochedo, que será necessário um levantamento de cascalhamento, e junto a uma parceria com a secretaria do Meio Ambiente, este levantamento será realizado. Será possível que o produtor rural faça parceria com o município, e com a identificação dos pontos de cascalho, que se possa ser feito a regulação e que assim o trabalho na zona rural começará a ser feito. Um dos planos de governo do novo prefeito incluía o produtor rural.

As pontes da cidade também são um grande problema, de acordo com o prefeito, as pontes estão em caráter de urgência. São 3 pontes já cadastradas pelo deputado federal, junto aos recursos federais, entre estas pontes estão: A ponte de liga Goiandira à Catalão, a ponte de Veríssimo e uma ponte histórica na cidade, que é a de "Zezinho Godofredo", que em gestões passadas, a cada chuva dada a ponte caia.

Questões trabalhistas também são uma preocupação da nova gestão, pois são mais de 191 processos, que estão sendo analisados com o setor jurídico da nova gestão, e após um levantamento feito em relação a valores e dívidas terá uma reunião com os servidores públicos, para que seja feito uma renegociação de dívida. Assim será possível que todos os funcionários sejam pagos da melhor maneira possível.

O prefeito Allisson Henrique diz que um dos maiores problemas do município seja a questão administrativa e jurídica, que desde a antiga gestão não tinham departamentos qualificados junto ao tribunal de contas. Segundo o prefeito, ele está fazendo do zero todos os departamentos na prefeitura, para que questões como prestação de contas, controle interno, controle de contas e processo licitatório saiam do zero e comecem a serem feitos. As equipes estão sendo montadas do zero, para que essas ações comecem a ser feitas o quanto antes.

A área da saúde também é uma preocupação do prefeito Allisson Peixoto, que diz que apesar da prefeitura possuir uma quantidade de maquinário em boas condições é preciso melhorar. Os prédios dos postos de saúde precisam ser reformados, é preciso que se faça um levantamento da rede elétrica e que se faça uma reforma urgente do espaço. O hospital já passou por diversos problemas, como queima de computadores. Os materiais precisam ser trocados, assim como a estrutura física do prédio precisa de uma reforma.

Segundo o prefeito, o Hospital Municipal é "A menina dos olhos" para a nova gestão, que sempre irá prioriza-la. O hospital também carrega a memória de José Stalin de Araújo, ex-prefeito da cidade de Goiandira, que morreu em 2020 em decorrência de um infarto. É uma necessidade para o hospital mais 10 leitos, e segundo o prefeito a nova gestão irá correr atrás disto, junto a uma parceria com o governo do Estado. É uma proposta do prefeito, junto ao governador, que o hospital de Goiandira vire um hospital regional, podendo beneficiar cidades vizinhas, como Cumari, Nova Aurora, Anhanguera e Corumbaíba.

Allisson Henrique, contou nesta entrevista de um caso ocorrido no PSF, que envolveu a esposa do ex-secretário, que estava no prédio do PSF e após o horário de funcionamento saiu com uma pasta de documentos do local. Sentindo a necessidade, o atual prefeito chegou a polícia militar para abrir um B.O deste caso. Segundo o gestor, mesmo que tal ato não tenha sido por maldade, é necessário que se haja uma investigação do caso.

Uma situação de desordem é encontrada no almoxarifado da Prefeitura de Goiandira, pois há arquivos misturados com os maquinários e tambores de produtos. O prefeito assumiu o compromisso de fazer um levantamento no prédio da prefeitura, juntamente com engenheiros civis, para que seja estudado uma maneira para que os arquivos sejam levados para o prédio da Prefeitura. Allisson diz que isto será feito o mais rápido possível, ao lado do gabinete do prefeito. Segundo o prefeito, ele quer fazer uma parceria com os historiadores da UFCAT, para que se faça uma sala de arquivos digitais, em que serão digitalizados todos os processos, com maior segurança e transparência com a população de Goiandira.


Durante a reunião do CMOSU (Consorcio Intermunicipal do Sudeste Goiano), teve conhecimento exposto na Assembleia Geral, que o Município de Goiandira encontra em debito nas contribuições e repasses a instituição no período de 2020,ou seja R$ 72 mil que terão que ser negociados e colocados em dia, além da responsabilidade existente para o próximo mandato, que é de R$ 6 mil mensais de contribuição junto a entidade. "Mas com muita fé em Deus, sabedoria, determinação e pulso vamos vencer essas dificuldades e priorizará ações emergentes na saúde, educação, infraestrutura urbana, recuperação da frota e negociação de débitos", pontua o Allisson Peixoto.

Fonte: Com informações da Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Goiandira

Comunicar erro
Mosaic - Campanha ESG 728 x 90
Campanha Dengue Caldas Novas Jan 2
Campanha Preventiva Dengue FMS Cbba 728 x 90

Comentários