Além de desrespeito, estacionar em vaga destinada à pessoa com deficiência, gestante ou idosa é infração de trânsito gravíssima. Mesmo assim, muitos goianos insistem em descumprir a legislação. Só no ano passado, 31.757 condutores foram flagrados estacionando o veículo em desacordo com as condições regulamentadas por sinalização. Para sensibilizar a população a respeitar as vagas especiais, o Departamento Estadual de Trânsito (Detran-GO) promove campanha educativa neste final de semana.
Na sexta-feira (15) e no sábado (16),o Detran-GO realizará ações de sensibilização em grandes supermercados e atacadistas de Goiânia e Aparecida. "Mesmo em supermercados ou shoppings é necessário respeitar a vaga de idosos ou pessoa com deficiência, não só porque é infração, mas principalmente, porque temos que ter consciência e fazer a nossa parte para um trânsito melhor", defende a gerente de Educação de Trânsito, Pablynne de Carvalho Melo.
Colaboradores da Gerência de Educação de Trânsito realizarão abordagens em estacionamentos de grandes supermercados, shoppings e atacadistas para sensibilizar os condutores. Atualmente a multa para o motorista que desrespeitar a vaga de idoso ou de pessoas com deficiência é de R$ 293,47, além da inclusão de sete pontos na Carteira Nacional de Habilitação.
Serviço:
Ação educativa/vagas especiais
Dia 15
8h às 12h - Assaí Atacadista (Parque Amazônia), Supermercado Atacadão (Aparecida de Goiânia), Costa Atacadista (Anel Viário), Atacadão Dia a Dia (Jardim Presidente), Carrefour (Setor Sudoeste).
14h às 18h - Supermercado Bretas (Setor Bueno), Supermermercado Atacadão (Urias Magalhães), Atacadão Dia a Dia (Balneário Meia Ponte), Assaí (Setor Central), Tatico (Setor Central).
Dia 16
7h30 às 11h30 - Flamboyant Shopping Center, Carrefour (Jardim Goiás), Costa Atacadista (Vila Maria José), Supermercado Big (Jardim Goiás), Buriti Shopping.
Fonte: Com informações da Comunicação Setorial do Detran-GO.