A Secretaria Municipal da Educação através de seu corpo docente de educadores e colaboradores entregaram os kits de material escolar e didático para os alunos do ensino fundamental da Escola Municipal Balbino Antônio Ferreira na manhã e tarde desta última segunda-feira, 25 de janeiro, a 150 alunos, respeitando todas as normas de vigilância sanitárias a pandemia do Coronavírus Covid -19.
Uma equipe da escola, liderada pela diretora Rejane Felix de Noronha, onde foi realizada a entrega dos kits aos alunos respeitando o distanciamento e as normas higiênicas. "Nós organizamos junto com os educadores, dividimos as turmas de professores em mesas tentando ao máximo evitar a movimentação e dessa forma conseguimos fazer a entrega", explicou.
A diretora conta que a ação também é importante para levar um pouco da rotina da escola, para manter viva a questão do ensino-aprendizagem e para as crianças não se desligarem completamente do que é estudar. Ela conta que os professores da escola estarão orientando as atividades do material pelo WhatsApp, diariamente. "É uma forma de estarmos mais conectados às nossas crianças, mantendo viva essa chama da aprendizagem".
"Nesse período de suspensão das aulas presenciais é de vital importância que façamos tudo o que for necessário para que os estudantes se sintam motivados a continuar aprendendo. Para que isso aproxime a escola aos alunos, mesmos com todas as dificuldades e limitações que a situação atual nos impõe, levar materiais escolares e didáticos para dentro as mãos do estudante é vital", defende a Secretária Municipal da Educação, Lorena Damas Gomes. No entanto, ela reforça que para que a ação seja efetiva, é preciso contar com o apoio e a colaboração dos pais, mães e ou responsáveis e familiares dos estudantes. "Assim como a constante mediação, acompanhamento e proximidade da escola e dos professores são fundamentais para superar esse momento", sintetiza.
"A gente percebe que as crianças gostaram bastante e ficaram felizes. Acredito que farão um bom uso e as famílias também". Ela lembra que é importante que as famílias tenham em casa um local para as crianças estudarem, assim como um horário definido para que possam se organizar. "Esperamos que os pais estejam orientando e auxiliando seus filhos para que eles usem esse material de forma adequada junto com orientação e auxílio de nossos professores".
Lorena salienta que além do kit de material, também vem sendo oferecidos aos alunos: kit de higiene e hortifrútis e de Saúde Bucal da parceira da Secretaria Municipal de Saúde.
Julimar Firmino Nascimento Boaron, Diretora da Creche Alessandra David Gonçalves, lembra que "nada substitui a professora, a escola, os funcionários, a merenda, o nosso convívio do dia-a-dia. Estamos oferecendo esse kit para minimizar o que estamos enfrentando mundialmente. Na verdade, nada vai substitui a escola. A escola é um espaço de integração social, de integração que temos com alunos e famílias, e nada vai substituir esse momento".
Fonte: Com informações da Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Davinópolis