Refiz Economia 2021
Mosaic Social

Goi√Ęnia: Estudantes acessam ambiente virtual para atividades pedag√≥gicas

Aulas seguem no formato remoto, subsidiadas por documentos que asseguram a aprendizagem mediante os desafios enfrentados em 2020, em decorr√™ncia das adapta√ß√Ķes ao ensino à dist√Ęncia

Por Redação em 27/01/2021 às 23:30:57
(Reprodução)

(Reprodução)

Alunos das escolas municipais de Goi√Ęnia j√° realizam suas atividades pedagógicas no ambiente virtual de aprendizagem, o Avah. Após processo de planejamento pedagógico, acolhimento e orienta√ß√Ķes por parte das institui√ß√Ķes, os educandos iniciaram suas tarefas nesta segunda-feira (25/1) experimentando ferramenta mais r√°pida e reformulada.

O ano letivo teve início no último dia 21 de Janeiro, quando as institui√ß√Ķes se reuniram, ainda que virtualmente, com famílias e educandos. O intuito foi apresentar às equipes diretiva e docente, além de orientar quanto ao uso do Avah. Cada escola tem seu ambiente próprio, além do acesso individual do aluno, permitindo que os professores e coordenadores pedagógicos possam acompanhar o desenrolar e evolu√ß√£o da aprendizagem. No entanto, as institui√ß√Ķes v√™m executando o planejamento desde o dia 19, a partir do qual cadastraram os alunos e, também, as atividades elaboradas. Assim, puderam organizar tanto as atividades disponibilizadas quanto o próprio atendimento às famílias e educandos.

Respeitando as recomenda√ß√Ķes de distanciamento social, as escolas criaram grupos em redes sociais, sejam elas WhatsApp ou Telegram, cada qual destinado a um agrupamento. A diretora da EM Honestino Monteiro, Líllian Campos, por exemplo, conta que as turmas foram divididas em grupos, com seus respectivos hor√°rios de aula e professores disponíveis em cada um para coordenar atividades e sanar dúvidas. Assim como ela, as demais institui√ß√Ķes se organizaram desta forma para dar boas-vindas aos alunos nesse início de ano letivo.

Outra gestora que mostra satisfa√ß√£o com o início das aulas é Joselina das Dores Silva, da EM Francisco Matias. Ela afirma perceber grande interesse e busca dos familiares por informa√ß√Ķes, além da participa√ß√£o dos alunos desde o primeiro dia de aula. As atividades no Avah j√° est√£o em pleno funcionamento, com evolu√ß√£o e presen√ßa dos alunos acompanhadas pelos docentes e coordenadores pedagógicos, conforme orientado pela Secretaria Municipal de Educa√ß√£o. Como Lilian, ela também orientou a cria√ß√£o dos grupos de WhatsApp por agrupamento, personalizando o atendimento aos alunos. "De nosso quadro total de alunos, cerca de 80% j√° est√° online com as atividades. Aqueles que n√£o t√™m acesso à internet ser√£o atendidos com atividades impressas", explica Joselina.

A Kelly Luiza, m√£e do Bento, aluno da EM Francisco Matias, fala das impress√Ķes que tem acerca da ferramenta. Segundo ela, "passadas as adapta√ß√Ķes com a própria tecnologia, a plataforma é bem f√°cil de manusear, com ambientes bem distribuídos". O Bento j√° encaminhou suas primeiras atividades e recebeu feedback dos docentes, o que mostra a intera√ß√£o entre docentes e aluno.

Aprendizagem é a prioridade

O ano de 2020 trouxe grandes desafios para a Educa√ß√£o, dentre eles, a necessidade de adaptar os processos de ensino e aprendizagem frente ao contexto pand√™mico causado pela Covid-19 e a consequente suspens√£o das aulas presenciais. Desse modo, o ensino remoto tornou-se uma realidade vi√°vel, mediante a implanta√ß√£o do Regime Especial de Atividades n√£o Presenciais (Reamp), aprovado pelos conselhos Nacional, Estadual e Municipal de Educa√ß√£o. Com dedica√ß√£o, as institui√ß√Ķes educacionais, professores, estudantes e famílias buscaram v√°rias formas de adapta√ß√Ķes ao ensino remoto. Todo o processo é continuamente analisado e adequado conforme a realidade de cada etapa de ensino.

Visando o desenvolvimento dos processos de ensino e aprendizagem em 2021, foi elaborada a Matriz Curricular Estruturante 2020-2021, documento que norteia a constru√ß√£o das atividades pedagógicas. A matriz tem como base o Documento Curricular para Goi√°s-Ampliado, isto é, respeita conteúdos que devem ser aplicados em todo o Estado. O documento conta com as aprendizagens essenciais de cada componente curricular e retoma, inclusive, as aprendizagens nucleares do ano anterior. Caso seja necess√°rio, haver√° Habilidades do 1¬ļ ano no 2¬ļ ano, e assim consecutivamente, buscando reparar possíveis perdas da aprendizagem com o ensino remoto. Na pr√°tica, isso significa que, diante dos desafios impostos no ano passado, nenhum conteúdo ser√° deixado de lado, preservando os educandos de qualquer prejuízo de aprendizagem.

A Educa√ß√£o n√£o para e segue firme na busca de melhorias, com objetivo de preservar a saúde dos alunos e servidores e, ainda, oferecer um aprendizado de qualidade conforme a realidade pand√™mica em que estamos.

Fonte: Com informa√ß√Ķes da Da Diretoria de Jornalismo, da Secom da Prefeitura de Goi√Ęnia

Comunicar erro
Saneago
CMOC Queimadas
Sefac 10 anos Super

Coment√°rios