Campanha Dengue PM Tres Ranchos
Campanha Camara Municipal de Tres Ranchos Outubro 728 x 90
Campanha Negocie Ja Secom Abril 2024 1

Em sessão solene, Nova Mesa Diretora da Assembleia tomou posse nesta segunda e abriu os trabalhos do ano de 2021

Os membros da nova Mesa Diretora que conduzirá os trabalhos do Parlamento goiano durante o biênio 2021-2023, tomaram posse nessa segunda-feira, 1º de fevereiro. O presidente da Casa, Lissauer Vieira, foi reempossado no cargo e outros sete deputados assumiram suas respectivas funções. Lissauer projetou que, mesmo com tantos desafios, manterá "parceria do diálogo, da transparência e da liberdade de expressão entre os Poderes Legislativo e Executivo, primando pela independência, respeito e harmonia."

Por Redação em 02/02/2021 às 08:30:56
Mesa Diretora que conduzira Alego durante o biênio 2021-2023(Alego Carlos Costa)

Mesa Diretora que conduzira Alego durante o biênio 2021-2023(Alego Carlos Costa)

A Mesa Diretora que conduzirá os trabalhos da Assembleia Legislativa do Estado de Goiás durante o segundo biênio da 19ª Legislatura tomou posse nesta terça-feira, 1º de fevereiro, durante sessão solene híbrida. Na ocasião, o presidente da Casa, Lissauer Vieira (PSB), foi reempossado no cargo e outros sete parlamentares assumiram suas respectivas funções. Nos próximos dois anos, a vice-presidência será do deputado Henrique Arantes (MDB).

O deputado Dr Antônio (DEM), 1º vice-presidente da Alego no biênio passado, abriu a solenidade e, em seguida, designou comissões para conduzirem as autoridades à mesa dos trabalhos. Posteriormente, o Hino Nacional e o Hino do Estado de Goiás foram executados. A solenidade contou com a participação, de forma presencial e remota, de diversos parlamentares estaduais.

Além do presidente Lissauer Vieira e do deputado Dr. Antônio, fizeram parte da mesa dos trabalhos da sessão solene o governador Ronaldo Caiado (DEM); o vice-governador, Lincoln Tejota (Cidadania); o presidente do Tribunal de Justiça (TJ-GO), Carlos Alberto França; o procurador-geral de Justiça, Aylton Flávio Vechi; e o defensor público-geral, Domilson Rabelo. E, ainda: o prefeito de Goiânia, Rogério Cruz (Republicanos); o presidente da Câmara Municipal de Goiânia, vereador Romário Policarpo (Patriota); e os presidentes dos Tribunais de Contas do Estado e dos Municípios, os conselheiros Edson José Ferrari e Joaquim de Castro.

Em entrevista à imprensa da Casa, na chegada para a solenidade, o presidente Lissauer Vieira falou sobre a continuidade dos trabalhos no próximo biênio. "Foram dois anos de muitas dificuldades, quando o Estado precisou reequilibrar as finanças. Por conta da pandemia da covid-19, ainda não vivemos um momento de total conforto, mas o governador Ronaldo Caiado tem trabalhado com muita responsabilidade e respeito entre os Poderes para conduzirmos Goiás e dar novos rumos para a administração pública, principalmente nas questões de investimentos de políticas públicas", disse.

Lissauer também projetou como pretende conduzir os trabalhos da Alego nesse biênio. "Agora vamos viver os próximos dois anos com muitos desafios, mas renovando essa parceria do diálogo, da transparência e da liberdade de expressão entre os Poderes Legislativo e Executivo, primando pela independência, respeito e harmonia", finalizou.

O presidente da Alego chegou acompanhado do governador Ronaldo Caiado, que também falou à imprensa, destacando que a Mesa Diretora ficou democrática, articulada e harmônica para representar aquilo que é a Casa do Povo. "A Assembleia tem uma característica diferente do Executivo: os representantes do Legislativo recebem votos de toda a população. Por isso, essa Casa é do povo goiano", frisou.

Caiado também elogiou o trabalho do presidente da Casa e de todos os parlamentares que compõem a Mesa Diretora. "O deputado Lissauer Vieira, juntamente com os integrantes do corpo diretivo da Assembleia, mostrou a sua capacidade em atender, no momento de uma crise fiscal dentro da pandemia da covid-19. Eles souberam fazer com que a legislação atendesse a situações emergenciais, com o objetivo de buscar equilíbrio fiscal e ao mesmo tempo salvar vidas. Todo o trabalho teve êxito porque existe harmonia e participação conjunta entre os Poderes", finalizou.

Posteriormente, no decorrer da solenidade, os chefes dos Poderes Legislativo e Executivo ocuparam a tribuna para falar mais sobre essa relação e fazer projeções para os próximos dois anos. Lissauer Vieira também apresentou sua plataforma de trabalho para o biênio 2021/2023.

Composição da Mesa Diretora

Lissauer Vieira (PSB) – Presidência - 37.550 votos em 2018 - Representante do Sudoeste goiano, Lissauer Vieira defende a bandeira do agronegócio. Sua trajetória política teve início nos bastidores, na coordenação de campanhas políticas. Em Rio Verde, foi secretário de Comunicação, cargo que ocupou até ser eleito deputado estadual pela primeira vez, em 2014. Foi eleito em fevereiro de 2019, presidente do Poder Legislativo e, agora, será reempossado no cargo.

Henrique Arantes (MDB) – 1ª vice-presidência - 20.556 votos em 2018 (foi eleito pelo PTB, posteriormente filiou-se ao MDB) - O deputado municipalista Henrique Arantes está em seu terceiro mandato na Assembleia Legislativa de Goiás. Antes, já havia sido eleito vereador de Goiânia, em 2008. O parlamentar segue os passos do pai, o ex-deputado federal Jovair Arantes. Ao licenciar-se das atividades parlamentares, ele exerceu outras funções entre os anos de 2011 e 2013, entre elas, de secretário de Estado de Cidadania e Trabalho, administrando importantes programas do Executivo, como o Renda Cidadã.

Cairo Salim (Pros) - 2ª vice-presidência - 18.579 votos em 2018 - Foi eleito deputado estadual pela primeira vez, ao disputar, pela segunda vez, cadeira na Casa de Leis. Ele começou a trajetória política aos 16 anos de idade, filiando-se ao MDB, e atuando em diversas esferas, como na Associação de Jovens Empresários e Empreendedores (Acieg-Jovem). Como suplente, assumiu vaga na Câmara Municipal de Goiânia, em 2016, e no pleito de 2018, conquistou votos suficientes para legislar pelo estado.

Major Araújo (PSL) - 3ª vice-presidência - 38.278 votos em 2018 - O policial militar da reserva tem cadeira na Assembleia Legislativa de Goiás desde 2010, quando foi eleito deputado estadual pela primeira vez. Antes, ele atuou como vereador de Goiânia por três meses, já que era o primeiro suplente de seu antigo partido, o PRB.

Álvaro Guimarães (DEM) – 1ª secretaria - 23.788 votos em 2018 - Entre eleições e suplências, o decano inicia seu sétimo mandato como deputado estadual. Antes, já havia atuado como vereador em sua cidade natal, Itumbiara. Além de legislador, ele assumiu também cargos do Executivo durante sua trajetória política. Álvaro Guimarães compõe a base do governador Ronaldo Caiado, com forte eleitorado no Sul do estado. Bacharel em Direito, além de parlamentar, ele é agropecuarista e empresário.

Julio Pina (PRTB) – 2ª secretaria - 13.148 votos em 2018 - O maranhense é filiado a seu partido há mais de dez anos, atualmente atuando como vice-presidente estadual da sigla. Ganhou notoriedade em Senador Canedo ao trabalhar como conselheiro tutelar e, mais tarde, como secretário municipal de Saúde. Foi o 2º vice-presidente da Mesa Diretora, na gestão que se finda.

Tião Caroço (sem partido) - 3ª secretaria - 31.407 votos em 2018 pelo PSDB - Tião Caroço já é conhecido da Assembleia Legislativa de Goiás, já que, anteriormente, foi eleito por duas vezes deputado estadual (1994 e 1998). No ano de 2000, assumiu a prefeitura de Formosa, sendo reeleito em 2004. Antes de terminar o mandato, assumiu cargo de conselheiro no Tribunal de Contas dos Municípios (TCM), onde permaneceu até 2018.

Iso Moreira (DEM) – 4ª secretaria - 24.963 votos em 2018 - O agropecuarista e empresário nasceu em Mambaí. Sua carreira política teve início em 1992, quando foi eleito prefeito de Simolândia, no Nordeste goiano. Em 1998, candidatou-se pela primeira vez a deputado estadual, assumindo cadeira em 2001, como suplente. Em 2019, ele iniciou seu sexto mandato parlamentar. Foi, também em 2019, eleito para a 4ª secretaria da Mesa Diretora e, agora, será reconduzido ao cargo.

Distanciamento social durante a sessão

Em razão da pandemia de covid-19, a solenidade foi realizada de forma híbrida e o acesso ao plenário Getulino Artiaga foi restrito. Estiveram no local o presidente Lissauer, os demais membros da Mesa Diretora, com exceção do recém-empossado terceiro secretário, deputado Tião Caroço, por motivos de saúde, além de alguns parlamentares estaduais e veículos de imprensa.

Os demais deputados dessa 19ª Legislatura participam da sessão solene por meio de sistema remoto. Familiares, amigos, apoiadores políticos e a população em geral puderam acompanhar a sessão, ao vivo, pela TV Assembleia, no canal 3.2 da TV Aberta, no canal 8 da NET Claro, pela TV Brasil Central e, ainda, pelo Youtube. O site oficial da Casa, o portal.al.go.leg.br, também fez toda a cobertura institucional, em tempo real.

Antes de encerrar a solenidade, o Lissauer Vieira convocou nova sessão, também solene, para instalação da 3ª sessão legislativa ordinária dessa 19ª Legislatura, para o dia 15 de fevereiro, segunda-feira, às 15 horas.

Fonte: Com informações da Assessoria de Comunicação da Assembleia Legislativa do Estado de Goiás

Comunicar erro
Mosaic - Campanha ESG 728 x 90
Campanha Dengue Caldas Novas Jan 2
Campanha Preventiva Dengue FMS Cbba 728 x 90

Comentários